O Método BLW , quer dizer Baby Led Weaning (desmame conduzido pelo próprio bebê) pode ajudar e muito na coordenação motora do bebê,  cria habilidades motoras orais, auto-regulação, facilidade para os pais, diminuição da alimentação exigente e muito mais.

A alimentação conduzida pelo bebê permite que seu bebê seja responsável por quanto e quanto come. Isso lhes dá a oportunidade de comer até estarem confortavelmente cheios, o que lhes permite confiar em suas sugestões internas quando se trata de fome e plenitude.

5 coisas que você precisa saber antes de começar.

1. Seu bebê vai engasgar … e tudo bem!
Seu bebê provavelmente vai engasgar. Muito. Os bebês têm um excelente reflexo de vômito natural que os ajuda a mover alimentos que foram muito longe para o fundo da boca, de volta para a frente novamente, para que não engasgem. Eles podem fazer uma cara engraçada e emitir um som de engasgos, mas se você esperar por alguns segundos, verá que seu bebê é especialista nisso e não engasga. Os bebês estão prontos para o desenvolvimento para lidar com alimentos sólidos para os dedos aos seis meses de idade (supondo que o bebê não tenha nascido prematuro), por isso é muito improvável que ele realmente engasgue com a comida . Mas ainda é imperativo que você faça um curso de RCP / primeiros socorros para bebês, apenas por precaução (e para ter paz de espírito). Se você enlouquecer quando seu bebê engasgar, ele ficará assustado porque ficará assustado. Tente manter a calma (ou pelo menos pareça calma) e deixe o bebê fazer o que quer.

1

2. Seu bebê não pode comer exatamente a mesma coisa que você:
Uma das vantagens do desmame é que ele pode comer a mesma refeição que o resto da família. Não colocar temperos muito fortes e picantes na comida.

3. Os tipos de alimentos (e não apenas as texturas) são importantes:
É importante que você se concentre principalmente em alimentos ricos em ferro (carne, aves, peixes, feijões, lentilhas , ovos, grãos enriquecidos com ferro), mas sinta-se à vontade para introduzir legumes e frutas macias no vapor, grãos integrais, iogurte gordo e queijo também (mas recomendo esperar até 12 meses pelo leite homogeneizado).

4. Vai ficar bagunçado:
Não é segredo – o desmame conduzido por bebê é definitivamente mais confuso do que a alimentação com colher.

bebe

5. Pequenos pedaços pequenos não vão funcionar:
Você pode ficar tentado a cortar a comida do bebê em pedacinhos para que eles não engasgem. Infelizmente, os bebês não têm as habilidades motoras finas para pegar pequenos pedaços de comida e levá-los à boca até os oito ou nove meses de idade (ou mais). É por isso que é tão importante que você faça pedaços de comida do bebê grandes o suficiente para que possam agarrá-los (mas macios o suficiente para serem seguros). Uma fatia de batata caseira ou metade de uma coxa de frango sem pele e desossada cortada longitudinalmente ou uma fatia de pêra (descascada) são exemplos de pedaços de alimentos de tamanho apropriado. Um pedaço de torrada de grãos inteiros com um pouco de manteiga cortada em tiras grossas também seria apropriado. Seu bebê deve poder pegar a comida, trazê-la à boca e roê-la. É normal que o bebê “sinta falta” da boca ou deixe cair a comida, mas, desde que possa trazê-lo para a boca, é provável que seja de tamanho apropriado. Ainda é muito importante evitar alimentos que apresentem risco de asfixia durante o primeiro ano de vida, como frutas e vegetais duros (cenouras cruas), alimentos pesados ​​(aipo), nozes e sementes, uvas inteiras, copo de manteiga de amendoim (espalhe finamente em tiras de torrada), salsichas e pipoca.

Fonte: https://www.sarahremmer.com/top-tips-for-baby-led-weaning/