Como esta a qualidade do sono do seu bebê? A insuficiência do sono também atrapalha na alimentação das crianças, independente se for leite materno, fórmula, alimentos pastosos ou sólidos.

Você sabia que a alimentação pode afetar o sono do seu filho?Desde o nascimento do bebê a alimentação é uma preocupação. Escolher os melhores alimentos para a mãe que amamenta, saber o que pode causar desconforto para excluir da alimentação, a escolha da melhor fórmula, a investigação de possíveis alergias alimentares e a opção de alimentos saudáveis na introdução alimentar.

Realmente o que se come tem um grande impacto na saúde e desenvolvimento da criança. Entretanto poucas pessoas pensam que a escolha na alimentação pode afetar o sono do seu filho.

Por que isso acontece?

Tudo que é ingerido vai dar energia para a criança. Alguns alimentos deixam a criança muito excitadas e os mais clássicos e conhecidos são os alimentos com cafeína e açúcar e, por serem “famosos” por causar dificuldade no sono, já são evitados na maioria das casas.

Entretanto existem alimentos que ajudam muito no sono, aumentando a sonolência e o relaxamento da criança. São alimentos que contém triptofano, que é um aminoácido que o corpo usa para sintetizar a proteína. Este aminoácido também produz serotonina, que é um neurotransmissor por onde a melatonina (hormônio do sono) é fabricada.

WhatsApp Image 2020-03-31 at 16.21.38

Apesar de ser poderoso para aumentar a sonolência, o triptofano sozinho não faz um “milagre” no sono do seu filho. Para aumentar esta potência, ele deve ser ingerido aliado a carboidratos saudáveis. Isso acontece porque a ingestão destes carboidratos libera insulina, que vai ajudar o aminoácido a atingir o cérebro, para causar a sonolência.
Alguns alimentos têm altos níveis de triptofano, estes são alguns exemplos:

  • Banana com farelo de aveia (A partir dos 6 meses)
  • Abacate com biomassa de banana verde (A partir dos 6 meses)
  • Folhas verdes (couve, espinafre) com arroz integral (A partir dos 6 meses)
  • Ovos (para crianças que não tem alergia) com arroz integral (A partir dos 6 meses)
  • Mingau de aveia com nozes (para crianças que não tem alergia) (A partir dos 6 meses)
  • Tofu e outro produtos de soja (A partir dos 6 meses)

O meu bebê tem < 6 meses. O que devo fazer?

1 – Dê uma última mamada antes de dormir
Para evitar que o bebê acorde com fome, a mãe pode amamentar antes de ele dormir.

2 – Dê banho nele antes de dormir
Coloque 2 sachês de chá de camomila na banheira com água morna.

3 – Aposte em pijaminhas confortáveis
Prefira um pijaminha de algodão sem muitos botões e evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas com elásticos muito apertados na cintura.

4 – Chupeta pode, mas com alguns limites
O ideal é permitir a chupeta antes de dormir e tirar assim que o bebê pegar no sono. Fora dessa ocasião, o uso pode ser evitado. ? Vale lembrar também que a chupeta não é permitida nos quinze primeiros dias de vida, para não prejudicar a amamentação. Conta a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz em São Paulo.

WhatsApp Image 2020-03-31 at 17.07.22 (1)

5 – Não leve o bebê para a cama do casal
Ao primeiro sinal de insônia, é comum que pais, sem saberem o que fazer, levem o bebê para a cama do casal. Mas essa está longe de ser a atitude ideal. “A cama do casal não oferece a posição ideal para o bebê dormir, já que, até os quatro meses de idade, a cabeceira do berço deve ser mais elevada, para evitar que ele tenha refluxo”, conta a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz em São Paulo.

6 – Deixe-o adormecer em seu berço
Nada de deixar que o bebê durma em seu colo. “O ideal é que ele durma sozinho já no berço, na posição adequada, senão ele acostuma a dormir no colo”, alerta Alessandra. Se ele se acostumar a dormir no colo, será difícil fazê-lo adormecer da maneira correta, que é no berço. Se necessário, os pais podem ficar ao seu lado até que ele pegue no sono, mas nada de colocá-lo no colo!

7 – Ligue o som
Sons suaves são uma boa arma na hora de colocar o pequeno para dormir. “A música pode ajudar a relaxar”, conta Clery Bernardi Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Mas, assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê.

8 – Deixe o ambiente pouco ou nada iluminado
Para que o bebê durma tranquilamente, o ideal é que o quarto esteja muito pouco ou nada iluminado. Se for necessário algum tipo de iluminação, que seja apenas uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa.

9 – Equilibre a temperatura do quarto
Uma boa noite de sono também depende da temperatura ideal. Segundo Alessandra Cavalcante, o quarto não pode estar muito frio, nem muito quente. “Se for um dia de muito frio, é válido aquecer o quarto. Se o ar estiver seco demais, seja no frio ou calor, é importante deixar um umidificador ligado”, diz ela.

10 – Ofereça brinquedos
Que tal dar uma companhia ao seu bebê? Isso pode deixá-lo mais seguro e ajudá-lo a pegar no sono. “Os pais podem dar um bichinho ou um boneco ao bebê, mas deve-se tomar cuidado para que ele não seja nem pequeno, nem grande demais, para não machucar a criança”, diz a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. O bichinho também deve ser lavável – do contrário, ele pode virar foco de ácaros, agravando sintomas de rinite e bronquite.

11 – Combata os gases
Principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando também na hora de dormir. “Nesses casos, o pediatra pode indicar um medicamento para o bebê”, lembra a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz. O que também influencia nessa questão é a alimentação da mãe. Se o bebê, que depende puramente do leite materno, estiver sofrendo com o problema, a mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes e leite e derivados.

O horário das refeições também influencia no sono

Além de pensar como alimentação pode afetar o sono, a hora de comer também tem um impacto grande na qualidade do sono da criança. Deixo aqui uma recomendação que pode ajudar muito na programação das refeições para impactar positivamente no sono:

Evite refeições pesadas uma hora antes de dormir. O jantar sempre deve ser mais leve e em menor quantidade do que o almoço. Ele deve ser servido pelo menos 1 hora antes da hora do bebê ou criança dormir e durante o dia, nos lanches, eles também devem ser oferecidos 30 minutos antes das sonecas do dia (isso se aplica também a lanches que eventualmente as crianças comerem antes de dormir).

Fonte: https://boasmaes.com.br/a-relacao-entre-a-alimentacao-e-o-sono-do-bebe/
https://www.minhavida.com.br/familia/listas/14370-11-truques-para-o-bebe-dormir-tranquilamente