Há muito tempo atrás, ver uma criança gordinha era sinônimo de saúde. Era comum vermos crianças gordinhas, que hoje se tornaram adultos com sobrepeso ou obesos. A obesidade gera uma inflamação no corpo da criança.

Este tabu de “criança gordinha é ser saudável”, ainda assombra alguns casais de hoje em dia. Por este motivo, alguns pais obrigam os seus filhos a comerem.

Como todo ser humano elas também percebem quando precisam comer e quando é preciso parar. Porém, se estamos constantemente pressionando-as para que terminem o prato, não estarão escutando seu próprio corpo, mas sim as nossas imposições.

Por outro lado, é importante que tenhamos em conta que as crianças são, precisamente, crianças. São menores do que nós e por isso sua dieta é diferente da nossa. Principalmente, quando são menores. Seus estômagos são menores do que os nossos, por isso não podemos esperar que suas porções sejam do mesmo tamanho que as nossas.

estomago

Quais são as condutas habituais que devemos evitar?

  1. Ameaçar a criança de privá-la de alguma atividade que ela gosta
  2. Fazê-la se sentir mal.
  3. Contar mentiras.
  4. Pressioná-la.
  5. Aterrorizá-la.
  6. Maltratá-la psicologicamente.

Dicas para seu filho comer

  • Dê-lhe tempo: cada pessoa come de uma maneira e em um ritmo. Até mesmo os pais devem ter ritmos diferentes pra fazerem suas refeições. É importante compreender isso e não pressionar a criança. Respeitar seu tempo para cada refeição fará com que ela se sinta mais tranquila e cômoda ao comer.
  • Oferecer alimentos novos pouco a pouco: as crianças devem assimilar e se acostumar com cada alimento novo. Se lhes oferecemos muitos ingredientes novos em uma mesma refeição será mais difícil pra elas assimilarem. Farão isso melhor se formos sugerindo pouco a pouco novos pratos, sem forçá-los a comer algum se não aceitarem em primeira instância.
  • Evitar distrações: a hora de comer deve ser exclusivamente para isso. É preferível evitar a televisão e todo tipo de brinquedos. Dessa forma as crianças vão focar apenas nos alimentos.
  • Comer com a família: é importante que adquiram o hábito de comer junto com os outros membros da família. Colocá-la na mesa nos horários em que todos habitualmente comem melhorará sua relação com o entorno e com a alimentação.
  • Dê o exemplo: se você quer que seu filho coma algo você também deve comer. Se tenta dar para a criança comer uma coisa que você não está disposta a comer também, vai ser difícil! Você deve mostrar à ela que o que está tentando fazê-la comer é delicioso e também lhe agrada.obrigar as crianças a comer é um erro.

Quero saber a sua opinião. Papinhas industrializadas fazem mal?

Se você precisa de uma ajuda na introdução alimentar do seu filho, saiba que também trabalho on line. Este é o meu contato (16) 99204-3542.

Fonte: https://soumamae.com.br/nao-devemos-obrigar-as-criancas-comer/