Hailu Negussie, Stephen Biwott, Robert Kipkoech Cheruiyot, Samuel Ndereba

Se você pratica corrida para manter a forma e a saúde, saiba que a beterraba é uma grande aliada. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Saint Louis, faz com que os atletas corram mais rápido. Os dados são do jornalDaily Mail.

Estudos mostram que na beterraba são encontradas altos níveis de nitrato, que tem o poder de abrir os vasos sanguíneos do corpo, melhorando o fluxo do sangue e do oxigênio, relacionando-se, assim, ao aumento do desempenho em exercícios. Esta hortaliça também é contém vitamina A, B1, B2, B5 e C e minerais como: cálcio, cloro, sódio e fósforo.

Uma pesquisa da Universidade de Saint Louis a beterraba faz com que os atletas corram mais rápido. Para testa esta eficácia, os cientistas recrutaram 11 homens e mulheres saudáveis e em forma e pediram que corressem 5km na esteira duas vezes.

Pouco mais de uma hora antes da primeira vez consumiram beterraba cozida, enquanto que da segunda vez consumiram molho de cranberry, que contém conteúdo calórico similar mas não contém as mesmas quantidades de nitrato.

os-beneficios-da-beterraba-para-a-saude_1

Os corredores alcançaram em média 11,9km/h da segunda vez (com molho cranberry) e 12,3km/h da primeira vez (com beterraba). Os cientistas perceberam que os voluntários, quando utilizando beterraba, pareceram ser capazes de manter a velocidade por mais tempo.

Estes resultados complementam um estudo realizando anteriormente, na Universidade de Exeter e Escola de Medicina Peninsula, na Inglaterra, que concluiu que beber suco de beterraba aumenta a resistência e ajuda a se exercitar por até 16% mais tempo.

Fonte: Terra Saúde

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de saúde e alimentação.

Anúncios