linhaça-e-seus-benefícios

Uma semente muito conhecida por toda sociedade brasileira, ainda há uma grande quantidade de mitos e verdades a serem esclarecidos. 

A linhaça ajuda a emagrecer?

Não. Apenas auxilia no processo de emagrecimento. Ela ajuda a controlar a glicemia e consequentemente as taxas de açúcar no sangue e o armazenamento dessa açúcar no tecido adiposo.

Qual é a diferença da semente de linhaça marrom e a dourada?

A diferença é mínima, apenas a região de cultivo destas, consequentemente a linhaça marrom possui a casca mais dura o que prejudica um pouco na disponibilidade dos nutrientes, porém estudos recentes comprovaram que ambas possuem o mesmo teor de ômega 3.

A linhaça é fonte de: Vitamina E e vitaminas do complexo B, Além dos minerais potássio e fósforo, fora ferro, zinco, manganês e carotenóides.
Possui ação:
* Reduzir niveis de colesterol
* Anticancerigeno
* antioxidante
* hipoglicemico
* anti- inflamatório e
* laxativa.

Salada-02

Qual é a recomendação de consumo?

O ideal 2 colheres de (sopa) por dia. O excesso de linhaça também pode ser considerado prejudicial.

Como encontrar:

Semente: grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias. A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.

Farinha: é obtida através dos grãos de linhaça torrados e moídos. Boa fonte de fibras, mas como a maioria é parcialmente desengordurada, tem menor teor de ômegas 3, 6 (gorduras) e de lignanas se comparada a semente inteira.

Óleo: é extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega-3 e ômega-6. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).

Cápsulas: uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garante sua qualidade.
A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de saúde e alimentação.

Anúncios