maracuja

 

O maracujá é principalmente conhecido pelo efeito calmante. Mas, ele pode ajudar a prevenir varias doenças e auxilia no emagrecimento.

Possui poucas calorias e seu suco é ideal para regar a salada de frutas para armazenamento, já que contém antioxidantes que atuam tanto na conservação dos alimentos quanto no organismo, prevenindo o organismo da produção de células cancerígenas e do envelhecimento precoce. A fruta ainda possui vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, potássio, vitaminas A e C.

Conheça agora seus benefícios:

Propriedades anticâncer: Extratos de maracujá têm sido eficaz para combater células cancerígenas. Os carotenoides e polifenóis encontrados na fruta são poderosos antioxidantes que podem inibir o crescimento de células cancerígenas.

Auxilia a controlar a pressão arterial: maracujá é altamente eficaz para proteger da pressão arterial elevada. Ele contém 348 mg de potássio, que é de 7% do RDA. Nível de equilíbrio de sódio alta de potássio no corpo. Altos níveis de sódio no corpo aumentam o risco de pressão alta e outras doenças como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral .

Promove o relaxamento e cura insônia: Beber um copo de suco de maracujá frio relaxa os nervos e tem um efeito calmante sobre a mente. Maracujá é muitas vezes usado para curar problemas digestivos e doenças gástricas. Esta fruta é particularmente benéfica para as pessoas com insônia ou distúrbios do sono.

Possui propriedades soníferas, que quando ingeridas antes de ir para a cama, ajudá-lo a relaxar e ter um sono tranquilo. Um copo de suco de maracujá antes de ir para a cama é bastante eficaz a este respeito.

Auxilia na digestão: Maracujá tem um alto teor de fibras, que é bom para a saúde digestiva e para manter o trato digestivo e dos intestinos limpo. Assim, ele age como um laxante suave. As sementes desta fruta são também uma grande fonte de fibra que ajuda a limpar o cólon e melhorar a digestão.

Auxilia na cura da Anemia: A anemia é causada devido a concentrações reduzidas de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Maracujá, sendo uma rica fonte de ferro pode ajudar a combater este problema. Uma xícara de maracujá crua fornece cerca de 4 miligramas de ferro.

A necessidade diária é de 6 microgramas para homens e 8,1 microgramas para mulheres. Além disso, a vitamina C em maracujá ajuda o corpo a absorver o seu conteúdo de ferro.

Como aproveitá-lo

Folhas: com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.
Fruto: é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.
Casca: ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.
Sementes: trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/maracuja-beneficios-vao-alem-acao-tranquilizante-753728.shtml

http://www.dieta.blog.br/

 

 

Anúncios