Montar uma lancheira saudável!!! A cada ano que passa, essa tarefa parece ficar mais difícil por que as opções de bolos, bolachas, sucos têm muito açúcar e sódio. Ou seja, deixaram de ser opção para consumo diário e passaram para a categoria do “de vez em quando”

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quase metade das crianças brasileiras de 5 a 9 anos sofre com a obesidade ou sobrepeso. Isso representa 47,6%. Além disso, um quarto das crianças e jovens na faixa de 10 e 19 anos, está com sobrepeso.

Tanto a obesidade quanto o sobrepeso, podem estar associados a fatores hereditários, sedentarismo e maus hábitos alimentares. E é nesse aspecto onde os pais fazem a diferença: educando na mesa.

Entendemos as dificuldades de fazer com que os pequenos comam verduras, legumes e hortaliças. Ainda mais na fase da escolinha, quando eles começam a interagir com outras crianças e com elas, descobrem um mundo de guloseimas diferentes na hora do lanche.

Por isso, todo cuidado, atenção e dedicação para fazer o lanche do seu filho é necessária. Você é responsável ainda pelo o que seu filho come. Atente-se aos rótulos das bolachinhas, dos suquinhos, bolos e etc, verifique sempre a quantidade de açúcar e gordura.

lancheira

Conheça cada ingrediente que seu filho coloca na boca. Não se engane pela mídia com a propaganda mágica do iogurte que faz crescer. Não seja massa de manobra na indústria alimentícia para crianças que não querem nada além de vender produto. A indústria não pode ser responsável, mas você sim.

Antes de pensar no cardápio, tenha em mente que você talvez precise preparar alguns alimentos com antecedência, e que alguns você vai poder congelar. Lancheiras térmicas também são ótimas aliadas para aumentar as opções, já que permitem um melhor armazenamento.

lancheira-escolar-infantil-kidsplash-nana-shark-aberta__26120_zoom

Ao pensar no cardápio é importante combinar três grupos alimentares: construtores (queijos, iogurtes, leite) reguladores (frutas, legumes e verduras) e energéticos (pães, biscoitos e bolos)

Pensando em todas essas coisas, elaboramos ideias diferentes, fáceis e MUITO saudáveis para você oferecer de lanche aos seus filhos.

Para beber:

Dica de suco: O melhor é escolher frutas que oxidem em menor velocidade como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Sempre faça os sucos em casa, evite comprar os prontos que são cheios de açúcar.

Outra opção é a água aromatizada. Você pode oferecer a ele uma água com pedacinhos de uva dentro, hortelã, cubinhos de alguma fruta congelada e sempre armazenar em uma garrafa térmica.

Frutas novas:

Banana e maçã podem enjoar. Sabemos da praticidade desses alimentos mas variar faz com que seu filho se sinta estimulado. Que tal colocar uma manga picadinha, melão ou melancia? Lembrar sempre de armazenar em pote fechado.

Embutidos jamais: Carnes embutidas no geral são péssimos até para adultos, por que então oferecer para as crianças? Esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio. Não acostume o paladar do seu filho com o excesso de sal.
Fuja da bisnaguinha:

Você já parou para ler o rótulo da bisnaguinha? Basicamente uma mistura de gordura vegetal, água, leite em pó, açúcar e sal. Que tal escolher pães mais saudáveis como os de cenoura, mandioquinha, ou você mesmo preparar um pão prático e saudável em casa? Uma dica é fazer bastante quantidade e congelar. Ou melhor, que tal aprender a fazer uma bisnaguinha caseira?

:: Ingredientes ::

Para o fermento:

10g de fermento seco
300ml de água
1 col de sopa de açúcar mascavo
Para o pão:

O fermento pronto.
sal a gosto
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 de farinha integral
2 col de sopa de azeite
:: Como Faz::

Modo de preparo do fermento:

Misturar os 10g com a água morna e o açúcar e deixar fermentar por aproximadamente 15 minutos.

Do pão:

Misturar as farinhas, o sal, azeite e o fermento.
Sovar a massa
Moldar
Dicas de molhos e patê

 

Bolo com saúde

Evite a qualquer custo comprar bolinhos prontos do tipo ‘ana maria’. Eles são cheios de gordura, sal e açúcar, zero nutritivos e só vão dar mais fome nos pequenos. Hoje em dia, existem tantas receitas de bolinhos saudáveis, todo mundo quase tem aquelas formas de muffins em casa. Você pode fazer muffins em casa: Bolo de banana

receita-light-muffin-de-banana-sem-gluten-e-lactose-capa

Iogurte só no freezer

Produtos lácteos são ótimas fontes de proteína, mas também estragam com facilidade. Você pode mandar iogurte na lancheira sem correr esse risco. É só deixar o produto no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar. Um pouco antes de ir para a escola, retire-o e coloca na lancheira. Até a hora do recreio, ele vai estar descongelado e fresco para o consumo. E claro, evitar sempre de comprar iogurtes já adoçados.

Algumas opções de lanches:

1ª Opção

1 porção de manga picadinha
1 sanduíche integral recheado com patê de ricota e cenoura
1 garrafinha de água gelada
2ª Opção

1 porção de melancia picadinha
mix de oleaginosas, como castanhas do Pará, nozes, amêndoas, macadâmias, avelãs, pistache e etc.
1 mini pãozinho de cenoura com ricota
água de coco
3ª Opção

1 porção de biscoito de polvilho integral (em média 10 unidades)
1 suco de acerola com mamão caseiro na garrafa térmica

 

4ª Opção

1 bolinho de banana
1 porção de uva picadinha
chá de melissa com laranja
Com um pouco de cuidado, tempo, organização e vontade, os lanches do seu filho podem ser a entrada para uma vida mais saudável.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.comerparacrescer.com/como-montar-uma-lancheira-saudavel/

http://comendocomosolhos.com/aprenda-a-preparar-uma-lancheira-saudavel-para-criancas/

Anúncios