Você é daquele tipo de pessoa que arruma mil desculpas para não ir à academia, que diz que não gosta e nem tem tempo para treinos com bike e corrida? Mas se você gosta de dançar. Você acabou de encontrar uma atividade perfeita para seu corpo “dançar”.
A dança é uma das atividades físicas mais completas, com atuação nos âmbitos físico, cognitivo e social. Além disso, protege o corpo de problemas cardíacos e respiratórios e ajuda a queimar calorias.
Não há restrições de idade ou peso, mas pessoas com problemas articulares devem buscar orientação médica antes de começar. Também é importante fazer uma avaliação com um profissional de educação física para programar os treinos de acordo com as necessidades e limites. Se a prática for regular, de pelo menos três vezes durante a semana, os resultados poderão surgir em até um mês.
A dança trabalha a contração muscular, a sustentação do corpo, a respiração, o controle motor e o lado emocional e, por conta desse “combo”, ajuda a fortalecer o organismo. A quantidade de calorias gastas durante a atividade varia de acordo com o peso, altura e idade de cada pessoa. Quanto mais rápido for o ritmo, maior será a perda de calorias.
Todas as modalidades de dança ajudam a emagrecer, mas ritmos como o rock e o jazz, por exemplo, ajudam a queimar calorias mais depressa que o bolero ou outros ritmos lentos. Para não errar na escolha, prefira os que se adequem à sua condição física e claro, gosto. O importante é estar em movimento.
Uma aula de samba tem um gasto calórico de, aproximadamente, 300 a 400 calorias. A dança de salão, 300 calorias – com o bônus de alinhamento postural e corporal, aumento da flexibilidade e melhora na circulação sanguínea. A dança do ventre gasta em média 400 calorias por hora e também melhora a postura, estimula a coordenação motora e tonifica os músculos. O gasto calórico da salsa pode chegar a até 600 calorias por aula, duas vezes mais que em uma caminhada.
Veja cinco dicas de danças que podem realizar a perda de até 500 calorias em uma hora:
- Dança do ventre: Por envolver uma mistura de ritmos que movem os quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas pode também ser considerado similar a um treino pesado (porém muito mais divertido). A dança do ventre envolvem todos os músculos do corpo sem que as articulações sejam forçadas ou lesionadas. Aliás há um mínimo de esforço nas articulações.
- Ballet: Essa dança além de elegante e graciosa; alia o treino da força e da resistência em uma só vez.
- Zumba: Essa dança além de super divertida, queima calorias ao mesmo tempo que tonifica os braços. A inspiração vem das danças latinas e implica em alta energia gasta com sequências repetidas. Ótima para treino da perna e dos glúteos.
- Dança de salão: Com dança, reviravoltas e treino de postura, obriga os parceiros a se deslocarem por todo o salão. Treina equilíbrio e coordenação também.
- Hip Hop: Combinando alguns elementos do jazz com movimentos de dança de rua, a dança deste estilo trabalham com várias regiões do corpo como pescoço, ombros e quadris.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://www.onlinefarma.com.br/noticia/quem-danca-os-quilos-espanta
Deixe um comentário