Algumas situações que muitas pessoas ficam ansiosas é numa entrevista de emprego, apresentação de TCC ou apenas datas comemorativas (aniversários e casamentos), que tem o dom de deixar muita gente com calafrios!

É importante lembrar que não é nada saudável nos sentirmos sempre assim. Quando a ansiedade é excessiva e traz prejuízos sociais e para a saúde, é caracterizada como um transtorno, que gera medo exagerado e antecipado.

A ansiedade é geralmente causada por um nível indevido de serotonina, que pode ser resultado de um número de fatores. O tipo de alimento que você come pode afetar muito o seu humor e saúde emocional geral. Por isso é importante certificar-se de comer alimentos saudáveis para manter suas emoções sob controle, e desfrutar de algum relaxamento tão necessário.

No entanto, aprender os certos alimentos que desencadeiam a sua ansiedade, pode ser tudo o que você precisa para resolver seus sentimentos de ansiedade. Comece por evitar estes alimentos comuns.

1- Cafeína: A cafeína pode ser encontrada no café e nos refrigerantes diet. Excesso de cafeína pode estimular excessivamente o sistema nervoso, o que pode aumentar os níveis de stress, e levar a inúmeros distúrbios de ansiedade social. Além disso, o café excessivo, e outras bebidas com cafeína podem levar a futuros distúrbios neurológicos.

2- Gordura saturada: Presente em alimentos de origem animal, especialmente as carnes: provoca aumento da inflamação no organismo, prejudicando o sistema nervoso, além de aumentar o cortisol, hormônio do estresse.

3- Bebidas alcoólicas: Geram rápida sensação de euforia, que pode provocar um efeito rebote logo em seguida, aumentando a ansiedade. Além disso, atrapalham a absorção e a ação de vitaminas e minerais importantes para a liberação de neurotransmissores que controlam o humor.

alcoholic drinks

4- Carboidratos refinados (como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco): Não são fontes de triptofano e vitaminas e minerais importantes para o controle da ansiedade, como os carboidratos integrais. Também agravam a compulsão alimentar, pois geram rápida sensação de bem-estar e satisfação, mas é uma sensação que passa muito rápido, gerando mais ansiedade e necessidade de comer carboidratos. É um mecanismo parecido com o do álcool e de outras drogas que geram picos de satisfação, mas quando o efeito passa fazem nosso corpo pedir mais para ter a mesma sensação boa.

5- Alimentos altamente industrializados: São ricos em aditivos químicos (corantes, aromatizantes e conservantes), que aumentam a inflamação e liberação de cortisol, além de prejudicarem o sistema nervoso.

Agora que você descobriu quais alimentos evitar, nestes episódios de ansiedade. Vou colocar um link para você conhecer os 7 alimentos combatem a ansiedade.

Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/veja-como-a-alimentacao-pode-agravar-ou-diminuir-a-ansiedade.html

Anúncios