O Feijão Guandu (Cajanus cajan L.) cresce geralmente em climas tropicais e subtropicais. Os Benefícios do Guandu são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.

O Guandu é uma excelente fonte de Magnésio, Fósforo, Cálcio e Potássio.

  •  Pressão Arterial: O Potássio é um mineral chave que é encontrado em Guandu que atua como um vasodilatador, diminui a constrição arterial e também reduz a pressão sanguínea.
  • Desenvolvimento infantil: O Guandu é também carregado com elevado teor de proteína que é necessária para o crescimento e desenvolvimento. É essencial para a formação de células, tecidos, músculos e ossos. Ele também auxilia no processo de cicatrização e regeneração celular no organismo. Uma xícara de ervilhas de pombo cozido possui 11 gramas de proteína.
  • Para Anemia: O folato é encontrado em quantidade adequada no Guandu que ajuda a prevenir defeitos de Anemia e do tubo neural em nascituros, que é causada devido à deficiência de folato. A ingestão de uma única xícara de ervilhas de pombo fornece cerca de 110% das vitaminas diárias recomendadas.
  • Propriedades Anti-inflamatórias: As sementes, folhas e ervilhas de Guandu são utilizados para tratar a inflamação devido à presença de compostos orgânicos. O purê de Guandu é utilizada como um tratamento para Hemorroidas.
  • Auxilia na perda de Peso: O Guandu possui baixa quantidade de calorias, Colesterol e Gorduras saturadas que o torna saudável. A presença de fibra dietética total mantém durante um longo período de tempo, aumenta a taxa de metabolismo e reduz as possibilidades de ganho de peso.
  • Aumentar a Energia: A vitamina B também está presente no Guandu. A Riboflavina e Niacina melhoram o metabolismo de carboidratos, evita o armazenamento de gordura e aumenta os níveis de energia. É apropriado para as pessoas que vivem em climas áridos, o trabalho físico que reduz a energia rapidamente.
  • Para Imunidade: Para manter os nutrientes, cru é melhor, porque 25% dos nutrientes são perdidos quando cozido. Os Guandus não cozidos contribuem para reforçar o Sistema Imune. A Vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos e atua como um antioxidante que promove o bem-estar geral, bem como a imunidade forte.
  • Coração Saudável: O Guandu contém fibra dietética, de Potássio e de baixo Colesterol, que ajudam a manter o Coração saudável. O Potássio reduz a pressão sobre o Coração pela redução da pressão sanguínea. A fibra dietética mantém o equilíbrio de Colesterol e impede a aterosclerose.

salada

Receita: Salsa de feijão guandu

Ingredientes
1 xícara de feijão andu
4 xícaras de água para cozinhar o feijão
sal marinho a gosto
1 cebola roxa picada em cubinhos
1 talo de alho poró picado
2 tomates meio verdes sem sementes picados
salsinha picada
cebolinha picada
azeite extra virgem a gosto
vinagre de maçã a gosto
sal marinho a gosto

Modo de preparo
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro na geladeira.

Cozinhe em uma panela de pressão no fogo baixo, com a água e o sal até que fique macio. Deve levar uns 20 minutos.

Depois de cozido, separe os grãos do liquido, descarte esta água e deixe o feijão esfriar.

Em uma tigela pequena, misture o azeite, o vinagre e o sal e bata com um garfo ou fouet até que emulsifique.

Em um refratário, misture o feijão aos demais ingredientes e tempere com a emulsão de vinagre e sirva.

Fonte: https://www.saudedica.com.br/os-9-beneficios-do-guandu-para-saude/

https://www.marolacomcarambola.com.br/salsa-de-feijao-andu/

Anúncios