A Compulsão Alimentar é uma síndrome cuja característica mais marcante é a ingestão de grande quantidade de comida sem necessariamente a pessoa estar com fome ou com necessidade física do alimento. Quem sofre com Compulsão Alimentar não tem controle sobre o que come e o quanto come.
Se você suspeita que está sofrendo com Compulsão Alimentar, alguns sinais podem te ajudar a identificar o problema. Mas para ter certeza, o recomendado é procurar um profissional de saúde, como um psicólogo. Esse profissional tem condições de fazer uma avaliação precisa e prescrever um tratamento.
Veja os principais sinais da Compulsão Alimentar:
1 – A pessoa costuma ingerir grande quantidade de alimento sem estar com fome, e mesmo quando sente o estômago cheio, ainda continua a comer. Isso acontece pelo menos 2 vezes por semana.
2 – A pessoa costuma esconder comida e muitas vezes se esconde para comer.
3 – A pessoa come rápido demais com uma sensação de urgência.
4 – Sente um apego estranho por embalagens de alimentos, mesmo elas estando vazias.
5 – Estresse, ansiedade, preocupação e tristeza são fatores que muitas vezes levam a pessoa a pensar em comida e ingerir alimento em excesso, mesmo sem fome.
6 – Após comer em excesso a pessoa sente uma grande culpa.
7 – A pessoa se sente muito insatisfeita com seu peso e aparência.
Esses são alguns sinais que podem indicar a presença de Compulsão Alimentar, porém, como já foi dito, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde, afinal, ele é quem terá condições de fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.
Como eu posso controlar a Compulsão Alimentar:
- Prepare o ambiente: É importante informar os seus familiares e amigos que você está mudando os seus hábitos alimentares e pedir ajuda para eles.
- Aprender a dizer NÃO, principalmente em festas. Nem tudo que tem na festa você precisa comer.
- Coma a cada 3 horas, de forma fracionada, seguindo a orientação do nutricionista;
- Organize antecipadamente os lanches do meio da manhã e tarde para não comer porcarias que não nutrem o corpo e resultam em fome;
- Faça atividades que aliviam a ansiedade, como yoga, ou que aumentem a sensação de bem-estar;
- Entender por que você está comendo fora do horário da refeição, tipo (doces, frituras e salgados). Fazer esta pergunta para si mesmo “Por que estou comendo este alimento? Estou por que o meu corpo precisa ou estou comendo por causa da ansiedade”
- Faça atividades físicas, pois ajudam no aumento da serotonina;
- Faça um diário alimentar e emocional, desta forma, estará atento ao que come e nos motivos que a levar a comer fora de hora;
- Não utilize a comida como conforto ou substituto de situação de insatisfação. Sempre que você tiver uma compulsão, troque o alimento por água.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
17 de fevereiro de 2017 at 15:59
Amei esse post, sou uma magrinha que come bastante…kk
Mas minha saúde estar pedindo pra me parar, gosto muito de doces… preciso maneirar.
Já estou te seguindo linda. faz uma visita ao meu blog.
BJS!!!
19 de fevereiro de 2017 at 07:12
Vou começar a te seguir também.bjus
19 de fevereiro de 2017 at 07:32
Valeu linda! :*
19 de fevereiro de 2017 at 17:07
Obrigada amor 😉
22 de maio de 2017 at 17:14
Realmente, manter um diário sempre ajuda. Quando anotamos o que comemos, aquilo se torna real, e não tem como esconder nossa alimentação de nós mesmos.
Obrigada pelas dicas 😉
Beijinhos
https://fuialiserfelizblog.wordpress.com/