Existem vários motivos para não tomar café da manhã, por falta de fome, escassez de tempo, preguiça e muitas outras desculpas. Muitas pessoas não sabem que é a primeira refeição do dia ajuda crianças e adultos a terem uma vida mais saudável, com melhor desempenho intelectual e melhor desenvolvimento no trabalho ou na escola. Saiba mais sobre o assunto, clique no link.
As pessoas habituadas à refeição matinal têm melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas. Por outro lado o desjejum é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo a obstipação e outras doenças do órgão.
O café da manhã é importante também para perder ou manter o peso. Ao contrário do que muita gente pensa, pulá-lo não emagrece. Pelo contrário, só fará com que o corpo cheque mais faminto e preguiçoso ao almoço.
O fracionamento das refeições ao longo do dia, com a inclusão do desjejum, contribui para o metabolismo energético adequado, ou seja ajuda a equilibrar melhor o que consumimos e o que gastamos.
As mudanças de alguns costumes é o ponto de partida para quem deseja ganhar saúde. Veja logo em seguida algumas dicas:
- Acordar 15 minutos mais cedo para evitar a desculpa de “falta de tempo para o café da manhã”
- Para quem não consome absolutamente nada, a dica é iniciar com metade de uma fruta ou outro alimento, como: torrada, bolacha, barra de cereal.
- Levar uma fruta ou suco para consumir no caminho até o trabalho.
- Sair mais cedo, e parar em alguma padaria para tomar o café.
- Fazer essa refeição acompanhado. Além de mais prazeroso, o compromisso com alguém pode ajudar ater o hábito.
- As crianças, aprende por imitação, vale a pena sentar à mesa e incentivar o consumo nem que seja de um copo de leite batido com banana e aveia.
Não perca tempo, comece a fazer esta mudança. Você vai sentir a diferença.
Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.
2 de junho de 2013 at 22:45
Se eu não tomo o café da manhã, coisa que raramente acontece, as vezes por perder hora ou por algum outro motivo, fico profundamente mal humorado e irritado.
3 de junho de 2013 at 12:06
Tente mudar seu hábito alimentar, você vai sentir a diferença.