A constipação é um problema muito comum na infância. Geralmente ocorre quando a dieta não inclui uma quantidade suficiente de líquidos e fibras, podendo também ter relação com fatores ambientais.

Uma criança constipada é aquela que apresenta menos de três evacuações por semana, fezes endurecidas, de grande volume, ou quando os movimentos intestinais são muito desconfortáveis para a criança.

É importante saber que o problema é mais recorrente em crianças entre um e cinco anos, mas pode acontecer em todas as idades. Por isso, se observados os sintomas, é preciso consultar o pediatra, que irá analisar a criança para diagnosticar se é um caso de constipação aguda ou crônica. A diferença entre elas é que na aguda (que é mais comum) não é observada anormalidade intestinal (o que acontece é uma constipação por conta de uma dieta desequilibrada, baixa ingestão de água, mudança no ambiente ou ainda referente a quadros de saúde específicos, como febre).

Quais passos devo seguir para prevenir ou tratar a constipação?

  • Priorize a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. Mantenha um ritmo para amamentar, com intervalos de 2 ou 3 horas entre as mamadas. A mãe que amamenta deve ingerir cerca de 3 a 4 litros de líquidos por dia.
  • Se o seu filho está constipado durante a transição do aleitamento materno para fórmulas lácteas ou para alimentos sólidos, você pode ofertar pequenas quantidades de suco de mamão ou de ameixa preta algumas vezes ao dia. Caso a constipação persista ou cause desconforto ao seu filho, ela pode estar relacionada com alergias alimentares. Você deve consultar um médico.
  • Ofereça ao seu filho mais líquidos durante o dia. Beber uma boa quantidade de água e sucos de frutas naturais ajuda a movimentação das fezes no intestino. A quantidade varia de acordo com a idade e o peso. Mas a maioria dos escolares precisam de 3 a 4 copos de água a cada dia e 1 ou 2 copos de sucos de frutas todos os dias. Dê preferência para as frutas ricas em fibras como laranja, mexerica, manga, morango, ameixa preta, kiwi, mamão ou abacate.
  • Use mais fibras na dieta das crianças. Alimentos ricos em fibras como frutas, vegetais, cereais e pães integrais podem prevenir a constipação. As fibras não são digeridas e por isso ajudam a limpar o intestino, enquanto uma dieta rica em gorduras, açúcares e comidas pesadas pode lentificar o trânsito intestinal. As fibras não precisam aborrecer o seu filho: tente maçãs, farinha de aveia, granola, laranja, banana, milho cozido ou pipoca. São comidas que as crianças geralmente aceitam com facilidade.

  • Estimule o seu filho a praticar alguma atividade física prazerosa. Os exercícios físicos estimulam o intestino e toda criança gosta de exercitar-se. Pode ser alguma atividade simples como brincar de pique, andar de bicicleta ou nadar. As atividades físicas, principalmente aquelas realizadas ao ar livre, reduzem o estresse e colaboram para aprimorar o desenvolvimento infantil e a socialização.
  • Faça um planejamento regular das refeições. A ingestão alimentar em horários regulares ajuda a criar uma rotina no ritmo intestinal. Se necessário, ofereça o café da manhã um pouco mais cedo para dar a chance do seu filho visitar o banheiro de forma relaxada antes de ir para a escola.
  • Caso o seu filho esteja evitando ir ao banheiro mesmo que tenha vontade, você pode levá-lo e pedir que fique sentado no vaso sanitário por aproximadamente 10 minutos na mesma hora todos os dias, preferencialmente após uma refeição. Isto facilita a criar o hábito de evacuar mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
  • A higiene da região genital é importante para evitar possíveis afecções ano-retais, tais como fissuras e assaduras, as quais aumentam as dificuldades de evacuação.
  • Fale com o pediatra antes de dar qualquer tipo de medicação para constipação para o seu filho. Não faça uso de laxantes ou supositórios sem o conhecimento de um médico.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/25110/meu+filho+tem+constipacao+o+que+devo+fazer.htm

Anúncios