O arroz e feijão não faltam no prato da maioria dos brasileiros, é a combinação perfeita em termos de valores nutricionais. Os dois alimentos riquíssimos em nutrientes, podem ser consumidos separadamente, de diversas maeiras, mas quando consumidos juntos, tornam-se uma combinação perfeita.Conheça mais sobre estes alimentos, clique no link.
Primeiramente vamos conhecer as propriedades nutricionais e benefícios do arroz:
O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro.
Por outro lado, o arroz traz vários benefícios como:
- Contribui com a absorção de proteínas e fornece energia
- Fácil digestão
- Raramente provoca alergias.
Já o feijão é um dos vegetais mais ricos em proteína, rico em ferro, minerais.Seus benefícios:
- Rico em vitaminas do complexo B
- Rico em ferro, potássio, zinco, entre outros minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
- Rico em fibras
A união dos dois alimentos equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de brecar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada.
A mistura é, portanto, bem- vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Sem falar que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade. Além disso, juntos eles auxiliam na saúde bucal.
Portanto, a combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro. Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão; já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem em abundância no arroz. A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.
Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.
23 de junho de 2013 at 08:17
A única refeição que nunca enjoa.