glutamato

O Glutamato Monossódico ou MSG é um realçador de sabor tradicionalmente usado na comida chinesa. Popularizou-se na cozinha ocidental e hoje se encontram em muitos alimentos como temperos, salsichas, alimentos congelados ou pré-prontos.

A realidade é que o glutamato é um aminoácido que o corpo produz e usa naturalmente. Apesar disso o seu formato sintético pode ser altamente cruel com o corpo humano. Sua toxicidade é tão alta, que pode estar ligada a produção de células defeituosas entre outras doenças.

A investigação tem documentado vários efeitos relacionados com a MSG, incluindo sensação de queimação na boca, dor de cabeça e pescoço, fraqueza nos braços ou pernas, déficit em crianças e tudo isso aproximadamente 15 minutos após o MSG é consumido.

Por outro lado relatos sugerem que não há realmente nenhuma ligação entre MSG e estes sintomas, embora este dado parecesse estar oscilante na comunidade nutricionista e talvez esteja ligado a alergias de cunho pessoal.

Dentro de dois estudos tiveram resultados bem peculiares. O primeiro, um estudo duplo-cego, em que ambos, pesquisadores e cobaias não sabiam quem estava recebendo um verdadeiro teste ou um teste falso. Descobriram que a exposição ao Glutamato Monossódico causou tensão muscular, fadiga, formigamento, e rubor em grande parte do grupo. O outro estudo foi feito em ratos, e concluiu que a injeção de GMS produziu obesidade, sedentarismo e muitas outras flutuações hormonais. Ou seja, ambos deram resultados que provaram que a presença do glutamato foi altamente prejudicial.

Mas todas estas reações acontecem em 15 minutos?
Não, um dos fatores mais importantes na investigação MSG é que alguns dos efeitos podem ocorrer muito rapidamente, enquanto os outros, muito mais prejudiciais, podem ser acumulativos e ocorrem mais tarde. Por exemplo, um estudo realizado com animais constatou que a exposição MSG ao longo de um período de 3-6 meses conduziu a um risco significativo de danos as retinas oculares. Fora a possibilidade de estar ligado ao câncer de estomago.

20101119miojo_mau_shutterstock_39023497-300x293-scaled500

Onde se encontra o Glutamato de Sódio?
Geralmente serão encontrados em alimentos processados, temperos pré-prontos, alimentos congelados e alimentos em conserva seca. O glutamato serve para manter e aumentar o sabor destes alimentos, que com conserva podem ficar sem sabor. Devemos agir como fazemos com xarope de milho e óleos parcialmente hidrogenados, ou seja, adquirir o hábito de procurar os alimentos que contem Glutamato Monossódico, verificando sempre. Vale lembrar que nada natural, como frutas, legumes e alimentos integrais terão glutamato, então se pode deliciar.

Fique atento aos rótulos dos produtos e tente evitar ao máximo produtos com MSG. Bateu aquela vontade? Então coma algo com consciência e tente evitar que seja rotina. Isso pode não só evitar problemas graves para você, mas como também para sua família.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.dicasverdes.com/2014/09/voce-sabe-o-que-e-glutamato-monossodico-ele-e-o-perigo-da-sua-cozinha/

Anúncios