Latte-640x559

Desde o nascimento do ser humano o leite tem um grande papel na nossa existência. O leite materno é muito diferente do leite industrializado, pois contêm todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas, água, anticorpos e glóbulos brancos tudo que o bebê necessita para se proteger de certas doenças e infecções. Por outro lado  o leite industrializado é dividido em três categorias leite integral, semi- desnatado e desnatado.
Descubra qual é a diferença entre eles.

A classificação que diferencia o leite em integral, o semi-  desnatado e o desnatado, se baseia em critérios nutricionais, mais especificamente o teor de gorduras do leite.

LEITE INTEGRAL: Como o próprio nome já diz matem integralmente toda a gordura presente naturalmente no leite, apresentando um teor mínimo de 3% de gordura.

LEITE SEMI – DESNATADO: O leite é processado em uma máquina, é retirada toda a gordura, após esse processo a gordura e colocada novamente no leite, só que em menor quantidade, diminuindo assim a gordura pela metade, aproximadamente 0,6% e 2,9% de gordura.

LEITE DESNATADO: O processo é o mesmo do semi – desnatado, só que é adicionado uma quantidade ainda menor de gordura, aproximadamente 0,5% de gordura.

Com as modificações nos teores de gorduras presente nos leites. O leite desnatado possui menos colesterol que o semi- desnatado, e este menos que o integral, enquanto que para os teores de gorduras insaturadas e ômega 3, a ordem se inverte: o leite integral é o que apresenta maiores quantidades. 

leite

De acordo com a faixa etária ou estágio de vida podemos indicar um leite adequado.

Primeiros anos de vida: Leite materno.

Crianças maiores de dois anos: Leite integral.

Adolescentes: Leite integral, com exceção da obesidade (leite semi – desnatado).

Adulto: Leite semi – desnatado ou desnatado. Devido a prevenção de osteoporose.

Idosos: Leite desnatado. Consumir em quantidade equivalente a seis porções diárias.

Agora que você sabe a diferença entre o leite integral, semi- desnatado e desnatado escolha a sua melhor opção e não deixe de ingeri-lo em sua alimentação. É uma ótima fonte de cálcio e de outros nutrientes importantes para o corpo. BEBA LEITE!

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: BRASIL. Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Regulamento técnico de identidade e qualidade dos produtos lácteos ? regulamento técnico de identidade e qualidade do leite em pó e do leite uht (uth). Portaria n° 146, de 07 de março de 1996.

Anúncios