A stévia, também conhecida como estévia, açúcar verde e capim doce, é uma planta medicinal que pode ser utilizada para substituir o açúcar ou o mel em sucos, chás e algumas receitas.
A stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à família dos crisântemos e é nativa do Brasil e do Paraguai.
Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10/15 vezes mais doce do que o normal açúcar doméstico. Na sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Estas são as principais características desta planta:
– não causa diabetes
– não contém calorias
– não altera o nível de açúcar no sangue
– não é tóxica
– inibe a formação da placa e da cárie dental
– não contém ingredientes artificiais
– pode ser usada na culinária, chá, tereré, etc.
A stévia pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e feiras livres. Seu nome cientifico é Stevia rebaudiana.
Como usar Stévia?
A Stévia pode ser usada em forma de chás, adoçantes em pó ou líquido, cápsulas, tinturas, gomas de mascar e enxaguante bucal.
Para o chá: usar 3 colheres (de sopa) de folhas e ramos secos de stévia para 1 litro de água. Colocar a água fervente sobre as folhas e deixar repousar num recipiente com tampa, em seguida coar e tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.
Como adoçante: Usar uma colher (de sopa) de folhas verdes picadas de stévia para 200 ml da bebida a ser adoçada.
Efeitos colaterais: Pode acelerar os batimentos cardíacos e se ingerida em doses elevadas pode abaixar a pressão arterial.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stevia
4 Pingback