10

A diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza por uma deficiência em processar o açúcar ingerido. Essa deficiência pode ser devida a fatores genéticos ou adquirida ao longo da vida. Descubra agora quais alimentos ajudam a normalizar as taxas de açúcar. 

Veja logo a seguir alimentos que certamente ajudarão você a controlar essa doença.

1- Batata Yacon: Insulina natural. O  carboidrato presente ali, a inulina, é um tipo de açúcar de baixa caloria, que não promove picos de glicemia, embora garanta o aporte de energia necessário às atividades diárias. Além disso, fornece fibras alimentares, que estimulam a flora bacteriana intestinal — por isso ela também é indicada em casos de prisão de ventre e colesterol elevado. E ainda traz porções de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

2- Grãos integrais: A versão integral mantem todos os benefícios que os grãos podem oferecer, perdidos com o processo de refino. Aveia e cevada descascada, por exemplo, são fontes de fibras e potássio.

3- Folhas verdes: As folhas verdes (espinafre, agrião, rúcula, etc) são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Elas ajudam a absorver gorduras ingeridas e ajudam a manter a saciedade por longas horas. Coma as folhas verdes sem culpa e sem medo.

4- Castanhas: As castanhas fornecem gorduras saudáveis e promovem saciedade, evitando a sensação de fome. Nozes e sementes de linhaça também contêm ômega-3 e ácidos graxos. Consuma cerca de 30g por dia.

5- Maçã: A fruta é rica em minerais, água, vitaminas e fibras. Além disso, a maçã possui baixo índice glicêmico, ou seja, reduz a absorção de glicose, não elevando excessivamente o seu nível no sangue. A maçã ainda dá sensação de saciedade e possui poucas calorias. ATENÇÃO: nem todas as frutas têm baixo índice glicêmico. Frutas secas (uva passa, tâmara desidratada, etc), elevam o nível e glicose no sangue rapidamente e devem ser consumidas com moderação.

gengibre

6- Gengibre: Estudos recentes apontam que o gengibre aumenta a captação de glicose por células musculares, independentemente do nível de insulina. Além disso, há indícios de que o gengibre potencializa o efeito das medicações contra diabetes.

7- Adoçante: Independentemente do tipo, esse é um produto indispensável para pessoas com diabetes. Ele deve ser usado para substituir o açúcar no preparo de alimentos ou para adoçar bebidas.

8- CanelaEssa especiaria é muito versátil e importante para os diabéticos. Além substituir parte do açúcar refinado em doces e sobremesas, a canela ajuda a usar a insulina de maneira mais eficaz. Em outras palavras, salpicar canela nos alimentos reduz os níveis de açúcar no sangue. Estudos revelam que meia colher de chá é o suficiente.

9- Mirtilo: O mirtilo, assim como morangos e outras frutas vermelhas, é rico em antioxidantes, vitaminas e fibras. Especialistas dizem que o consumo destas frutas não elevaria os níveis de glicose no sangue como as outras.

10- Leite e iogurte desnatado: Além de fornecer cálcio, diversos produtos lácteos fortificados podem ser uma boa fonte de vitamina D.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/diabetes-confira-10-alimentos-que-trazem-beneficios.htm

http://www.criasaude.com.br/alimentos-ideais-para-diabeticos.html

Anúncios