A quantidade de sono que uma criança precisa varia dependendo do indivíduo e de certos fatores, incluindo a idade da criança.
Qual é a idade do seu filho(a)? Neste período de isolamento social, quantas horas de sono ele esta tendo?

1-4 semanas de idade: 15-16 horas por dia

Os recém-nascidos normalmente dormem cerca de 15 a 18 horas por dia, mas apenas em curtos períodos de duas a quatro horas. Bebês prematuros podem dormir mais e cólicas mais curtas.

Como os recém-nascidos ainda não possuem um relógio biológico interno ou ritmo circadiano, seus padrões de sono não estão relacionados aos ciclos diurno e noturno. De fato, eles tendem a não ter muito padrão.

1-4 meses: 14 a 15 horas por dia

Com 6 semanas de idade, seu bebê começa a se acalmar um pouco, e você pode notar padrões de sono mais regulares emergindo. Os períodos mais longos de sono duram de quatro a seis horas e agora tendem a ocorrer mais regularmente à noite. A confusão dia-noite termina.

WhatsApp Image 2020-03-31 at 16.21.38 (1)

4-12 meses: 14 – 15 horas por dia

Embora até 15 horas seja o ideal, a maioria das crianças com até 11 meses de idade recebe apenas 12 horas de sono. Estabelecer hábitos de sono saudáveis ​​é um objetivo principal durante esse período, pois seu bebê agora é muito mais social e seus padrões de sono são mais parecidos com adultos.

Os bebês geralmente têm três cochilos e caem para dois por volta dos 6 meses de idade, momento em que (ou mais cedo) são fisicamente capazes de dormir a noite toda. O estabelecimento de cochilos regulares geralmente acontece na última parte desse período de tempo, à medida que os ritmos biológicos amadurecem. A soneca no meio da manhã geralmente começa às 9 da manhã e dura cerca de uma hora. A soneca no início da tarde começa entre o meio-dia e as 14:00 e dura uma ou duas horas. E a soneca no final da tarde pode começar entre as 15:00 e as 17:00 e geralmente varia em duração.

1-3 anos: 12-14 horas por dia

Quando o seu filho passar do primeiro ano para os 18-21 meses de idade, provavelmente perderá a soneca e o cochilo no início da noite apenas uma vez por dia. Enquanto as crianças precisam de até 14 horas por dia de sono, elas normalmente recebem apenas cerca de 10.

A maioria das crianças entre 21 e 36 meses de idade ainda precisa de uma soneca por dia, que pode variar de uma a três horas e meia. Eles costumam ir para a cama entre as 19h e as 21h e acordam entre as 6h e as 8h.

3-6 anos: 10-12 horas por dia

As crianças nessa idade costumam ir para a cama entre as 19h e as 21h e acordam por volta das 6h e 8h, assim como quando eram mais jovens. Aos 3 anos, a maioria das crianças ainda está dormindo, enquanto aos 5 anos, a maioria não. Cochilos gradualmente se tornam mais curtos também. Novos problemas de sono geralmente não se desenvolvem após os 3 anos de idade.

crianca-obesidade-600

7-12 anos: 10-11 horas por dia

Nessas idades, com atividades sociais, escolares e familiares, a hora de dormir gradualmente se torna mais tarde e mais tarde, com a maioria das crianças de 12 anos indo para a cama por volta das 21h. Ainda há uma grande variedade de horas de dormir, das 19h30 às 22h , bem como o tempo total de sono, de 9 a 12 horas, embora a média seja de apenas 9 horas.

12-18 anos: 8 – 9 horas por dia

As necessidades de sono permanecem tão vitais para a saúde e o bem-estar dos adolescentes como quando eram mais jovens. Acontece que muitos adolescentes podem realmente precisar de mais sono do que nos anos anteriores. No entanto, para muitos adolescentes, as pressões sociais conspiram contra a quantidade e a qualidade adequadas de sono.

Atendimentos presenciais e online. Agendar consulta.

FONTE: KidsHealth.org: “Tudo sobre o sono”