O brasileiro consome, em média, 55 kg de açúcar por ano, enquanto a média mundial por habitante corresponde a 21 kg por ano. A quantidade é mais do que o triplo da recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15 kg para o mesmo período.
O açúcar em excesso é um perigo, e não é só para os dentes. O consumo exagerado de açúcar na infância pode favorecer o ganho de peso excessivo. Também existem fortes evidências de que muito açúcar na dieta aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gota, fígado gorduroso e alguns tipos de câncer.
O alto consumo de açúcar refinado:
- Excesso provocam ansiedade, excitação e dificuldade de concentração
- Enfraquece os músculos e contribui para a fadiga
- Inibe as vitaminas do complexo B e C e Cromo
- Pode aumentar os níveis de triglicerídeos
- Causa hiperatividade e irritabilidade
- Redução a capacidade de concentração
- Alterações no metabolismo da glicose
- Sobrecarrega o pâncreas e adrenais
- Leva a Hiperinsulinemia.
Segundo levantamento da Embrapa, até a década de 1930 o brasileiro ainda ingeria a quantidade recomendada de açúcar. O dr. Gustavo Franklin observa, ainda, que nos últimos anos houve uma mudança nos padrões alimentares com um aumento exponencial do consumo de industrializados, altamente calóricos e com baixo teor de nutrientes. “O brasileiro tem substituído frutas, verduras e legumes pelos produtos industrializados. Isso ocorre pelo estilo de vida da população, que cada vez mais busca alimentos prontos congelados e do tipo fast-foods pelo baixo custo dos mesmos, facilidade de acesso e falta de uma política governamental para educação”, destaca.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://www.santalucia.com.br/index.php/consumo-excessivo-do-acucar-causa-danos-a-saude/
Deixe um comentário