Um pão sem carboidratos parece uma invenção dos deuses da culinária fit, mas é nada mais do que a última moda da internet e o novo aliado da dieta de todos os que querem manter a linha sem abdicar do pão.

Mas este pão está longe de ser igual ao tradicional. O simples fato de não conter o macronutriente faz a diferença, mas este ‘pão nuvem’ difere ainda do outro por ser feito no micro-ondas e por conter apenas dois ingredientes: ovo e cream cheese (ou quark) – os temperos são a gosto.

Mas, é este pão dos deuses um bom aliado da dieta? Sim e não. Sim, porque permite comer um ‘pão’ sem peso na consciência e com bons valores proteicos (e claro, quase sem carboidratos e com baixíssimas calorias.

Mas não é uma boa opção se for usado açúcar ou sal para temperar e se for feito com um queijo com alto teor de gordura saturada, como diz a revista Fitness Angie Asche, especialista em fitness e nutrição. O uso de quark ou de um cream cheese com um baixo teor de gordura podem ser a solução.

Este pão pode ser uma boa alternativa para quem quer perder peso, mas para quem pratica exercício físico, esta perda de carboidratos pode ser prejudicial.

photo-2

Ingredientes

– 3 ovos, claras e gemas separadas

– 3 colheres (sopa) de queijo mascarpone, cottage ou cream cheese.

– 1/4 col (chá) de bicarbonato de sódio ou fermento em pó químico

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 150º.

2. Em uma travessa, misture as gemas com o cream cheese até obter uma mistura fofa. Em outra travessa, bata as claras com o fermento até a consistência de clara em neve firme.

3. Misture as gemas com as claras delicadamente.

4. Coloque uma colher de sopa bem cheia da mistura em uma forma. Esta quantidade vai render em torno de 10 a 12 “pães”.

5. Asse por 17 minutos ou até que esteja dourado. Retire do forno e sirva.

Dica da nutri

Para uma versão salgada você pode acrescentar parmesão, alecrim, alho ralado , sal, pimenta do reino, especiarias, etc. e para uma versão doce você pode acrescentar  cacau, aromas ou outros ingredientes. É preciso ressaltar que todos estes acréscimos devem ser de preferência secos para que a massa continue fofa e espumosa e evitar que ela dessore e se espalhe na assadeira no momento do cozimento.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/189831/pao-sem-carboidratos-esta-fazendo-sucesso-na-internet

Anúncios