efeito-sanfona-wh

O desejo de toda mulher é emagrecer e nunca mais engordar. Para isso, muitas recorrem às dietas radicais, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos e sopas, que levam ao eterno emagrece-engorda, mais conhecido como efeito sanfona.

 Por que ocorre o efeito sanfona?

As nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.

O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona.

Alguns estudiosos de nutrição humana acreditam que o organismo mantém uma espécie de memória metabólica, com a tendência a retornar ao estado anterior, após sofrer alteração.

Portanto, após um programa de emagrecimento, a pessoa deve enfrentar um período prolongado (entre 2 e 3 anos) de reeducação alimentar, dando oportunidade ao corpo de esquecer os padrões anteriores para não recuperar o que emagreceu.

comida

Veja logo a seguir dicas para perder peso e não voltar a engordar:

  • Fuja de dietas radicais. Coma de tudo, mas sem exageros
  • Fazer escolhas certas no supermercado. Fuja dos doces e guloseimas
  • Invista em alimentos ricos em fibras. Estes alimentos provocam a saciedade
  • Não fique longos períodos sem comer. Comer de 3 em 3 horas
  • Pratique exercícios diariamente, você pode começar com uma caminhada.

Por isso, se você já conseguir emagrecer alguns quilinhos, NÃO DESISTA. Vá em busca de seu objetivo.

Fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/o+segredo+para+evitar+o+efeito+sanfona/n1597153052565.html

Anúncios