A amamentação deveria ser um ato natural e prazeroso para a mamãe e para o bebê. Mas na prática não é bem assim. Problemas mais comuns: pega incorreta, bebê que não esta ganhando peso, pouca produção de leite materno. Neste post vou passar 10 dicas para aumentar a produção do leite materno.

Ter baixa produção de leite materno é uma preocupação muito comum após o nascimento do bebê, no entanto, na maior parte dos casos, não existe qualquer problema com a produção de leite, já que a quantidade produzida varia bastante de uma mulher para a outra, especialmente devido às necessidades específicas de cada bebê.

Porém, nos casos em que realmente a produção de leite materno é baixa, existem algumas dicas simples que podem ajudar a aumentar a produção, como beber mais água, dar de mamar sempre que o bebê estiver com fome ou consumir alimentos que estimulam a produção de leite.

1- Ter uma alimentação equilibrada. Consumir alimentos que estimulam a produção de leite (sementes de feno-grego, sementes de erva-doce, alho, sementes de cominho, sementes de gergelim preto, manjericão, sementes de endro, legumes vermelho, nozes e castanhas, aveia, óleos e manteigas, salmão, arroz integral, iogurte e lentilhas).

2- Beber mais água, tomar no mínimo 2 litros de água/por dia. Se hidratar durante a amamentação também é muito importante.

3- Oferecer o peito logo após o parto.

4- Observar se a pega esta correta.

5- Dar de mamar sempre que o bebê estiver com fome. Amamentação de livre demanda.

6- Aumentar o vinculo mamãe e bebê. Olhar o bebê nos olhos durante a amamentação.

7- Espere a mama esvaziar antes de trocar de lado.

8- Praticar meditação. Tentar relaxar durante o dia e principalmente ficar relaxada no momento da amamentação.

9- Preparar as mamas. Fazer massagens circularem nos peitos.

10- Tomar banho morno ou quente e massagear as mamas.

11- Depois dos 15 dias após o parto. Fazer caminhada leves, também pode aumentar na produção do leite.

12- Fazer ordenha manual durante a amamentação.

Gostaria de comprar o meu Curso prático de amamentação