O germe de trigo é a parte germinativa e, portanto, a mais nobre do grão de trigo. É nele que se concentram a maior parte dos nutrientes, assim como os sais minerais, as proteínas e as vitaminas. Já o farelo de trigo, é a camada externa do grão, obtida por meio de um processo de moagem que acontece ao longo da produção da farinha de trigo.

Para que serve o germe de trigo?

Entre as vitaminas presentes no germe de trigo, destacam-se a vitamina E, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento das células e contribui para o aumento da imunidade; a vitamina B, que ajuda a regular o sistema digestivo, estimula o apetite e também ajuda a tonificar a pele e a mantê-la saudável; e a vitamina K, responsável pela boa coagulação sanguínea, além de também contribuir para o fortalecimento dos ossos.

Além de nutritivo, o germe de trigo também ajuda a desintoxicar o organismo, dá mais disposição, evita a fraqueza muscular e auxilia no combate a infecções. Consumir o germe de trigo ajuda a regularizar os ciclos menstruais. O alto percentual de vitamina E atua diretamente nas glândulas sexuais, interferindo positivamente na produção de hormônios e na fertilidade. Por isso, o alimento é recomendado para quem está tentando engravidar.

Como usar germe de trigo

O germe de trigo pode ser incluído em sopas, massas, iogurte, vitaminas e sucos de frutas. O ideal é incluir de uma a duas colheres de sopa no cardápio diário. Além disso, ele também pode ser usado no preparo de pães e bolos.

Como cosmético, o modo mais comum de utilizar o germe de trigo é por meio do óleo de gérmen de trigo. Para fazer uma máscara capilar de gérmen de trigo você só precisa do óleo de gérmen de trigo, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais, e aplicar em seu cabelo após lavar. O indicado é fazer o procedimento uma vez por semana.

Benefícios da fibra de trigo

Rica em fibras, proteínas e ferro, a fibra de trigo ajuda a baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, o que a faz também uma excelente aliada no controle de diabetes e do colesterol alto. Ela também apresenta alto teor de cromo, um mineral que ajuda a regular a fome, o desejo por doces e a controlar a quantidade de açúcar no sangue, mantendo os níveis de insulina estáveis. Além disso, a fibra ou farelo de trigo contribuem para o bom funcionamento do intestino e para a aceleração do metabolismo.

Como consumir fibra de trigo

Graças ao seu sabor neutro, a fibra de trigo pode ser utilizada em diversas receitas, tanto doce como salgadas, adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes e a qualquer outro alimento sem alterar o sabor.

É bom lembrar que o consumo de fibras deve sempre ser acompanhado de hidratação. A ingestão de água é indispensável para que as fibras possam desempenhar seu papel no organismo. O recomendável é ingerir, diariamente, cerca de dois litros de água, mas, quando o consumo de fibras é grande, essa quantidade também deve ser maior. Ou seja, quanto mais fibras na alimentação, maior a necessidade de hidratação.

Fonte: https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/fibra-de-trigo-x-germe-de-trigo/

Anúncios