cigarro-peder peso

Se você é fumante e já tentou parar de fumar, mas toda vez que você para começa a engordar. Aqui você aprende passo a passo para parar de fumar sem engordar.

A unica pessoa que pode te ajudar é VOCÊ. Com força de vontade e hábitos alimentares é possível abandonar o vício e manter a silhueta.

Não é fácil parar de fumar, mas não é impossível. Mostre para você mesma que você é capaz.

O cigarro aumenta o metabolismo, ou seja, aumenta o gasto de calorias em cerca de 10%. Para ter uma ideia, uma mulher de 60 kg que para manter o peso necessita de 2000 calorias, enquanto fuma gasta cerca de 2200. Essas 200 calorias a mais no dia correspondem a até 3 porções de frutas ou à uma fatia de um bolo de chocolate.

Sendo assim, é necessário que a pessoa diminua a ingestão de alimentos para não engordar quando parar de fumar. Outros fatores emocionais que podem aumentar o peso também estão relacionados à parte emocional de ficar sem o cigarro, como insônia (e lanchinhos de madrugada) e a ansiedade.

cigarro

O que acontece também é que após dois dias sem cigarro, já é possível sentir diferença no paladar e o olfato.O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal. Por isso exagera e come desesperadamente.

Mas se você está decidida e quer parar de fumar siga as dicas:

  1. Faça um diário alimentar 5 dias antes de deixar de fumar.
  2. Continue a fazer o diário após deixar de fumar. Compare com o que comia antes e identifique os tempos em que come mais e o tipo de alimentos ingeridos.
  3. Aprenda a ultrapassar os momentos mais difíceis e faça lanches de baixo valor calórico.
  4. Dê um fim às guloseimas como: doce, biscoito recheado, chocolate e pacotes de salgadinho – para  NÃO devorá-las em um ataque compulsivo. Aposte em biscoitos com fibra em pacotes individuais, frutas secas como damasco e ameixa, além de pipoca de canjica salgada. .
  5. Tenha sempre a mão alimentos saudáveis para beliscar: morango, jabuticaba e amora; frutas cortadas em cubinhos (pera, maçã, melão), hortaliças cortadas no formato de palito (pepino, cenoura, nabo, erva-doce fresca, rabanete e tomate). Deixe em potes na geladeira já pronto.
  6. Faça refeições a cada 3 horas para evitar “ataques de fome e compulsão”.
  7. Mantenha-se ativo. Exercício queima calorias e ajuda a controlar o peso, além de liberar substâncias que trazem bem-estar, reduzindo a vontade de acender um cigarro.
  8. Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar; shake proteico, queijo fundido light (tipo Polenguinho) e fatias de peito de peru no lanche. As proteínas aceleram o metabolismo, dão mais saciedade e reduzem o comer compulsivo.
  9. Evite o cafezinho. Alguns alimentos “convidam” a fumar, portanto é melhor tirá-los da mesa nas primeiras semanas: carnes, bebidas alcoólicas (cerveja, vinho) e principalmente o café.
  10. Capriche na hidratação. A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é liberada pela urina. Beba água a cada hora e sempre que vier a ter vontade de fumar.
  11. Tenha sempre na bolsa ou na gaveta do escritório algo passível de ser mordiscado: bala e chiclete diet, canela em pau, lasquinhas de gengibre, cravo, anis-estrelado.” 

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de saúde e alimentação.

Fonte: http://www.personare.com.br/parar-de-fumar-realmente-engorda-m770

Autora: Lorença Dalcanale e Juliana Capatto