uva passaAs uvas passas são consideradas um dos frutos mais nutritivos. São livres de colesterol, baixas em sódio e altas em fibra e completamente livres de gordura. 

São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes; e, mais importante, são uma grande fonte de energia porque contêm altas doses de hidratos de carbono.

Por isto é aconselhável seu consumo pelos esportistas e pessoas que mantêm uma intensa atividade física. Por causa das passas serem secas apresentam um concentrado nutricional maior e, graças à perda de água a concentração dos açúcares as passas apresentam o típico sabor característico e seu alto conteúdo energético.

Além disso, destaca-se seu abundante conteúdo de potássio, muito bom para manter um perfeito funcionamento do organismo, já que ajuda a eliminar os líquidos do corpo como diurético e manter nossas articulações e tendões saudáveis, evitando as cãibras.

Os frutos secos contêm várias substâncias nutritivas proveitosas para a nutrição humana. Proteínas, fibras vegetais, minerais e vitaminas –especialmente vitamina E, A, B1 e B2.

Aliás, a comunidade científica tem reconhecido os efeitos benéficos dos frutos secos para combater as doenças cardiovasculares. Estima-se que o consumo regular de uma xícara pequena de frutos secos reduz o risco cardiovascular de um 30 a um 50%.

salada_tropical

Como consumir

As uvas passas são muito versáteis! A fruta desidratada pode ser consumida nos lanches entre as refeições, como petisco. E também pode fazer parte de receitas, como em pães, bolos, tortas e biscoitos, em versões doces e salgadas. Outra possibilidade é estar presente em saladas e risotos, proporcionando um sabor especial.

Com tantas opções de pratos e benefícios para a saúde, vai ser difícil deixar a uva passa de lado! 

Anúncios