As uvas passas são consideradas um dos frutos mais nutritivos. São livres de colesterol, baixas em sódio e altas em fibra e completamente livres de gordura.
São ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes; e, mais importante, são uma grande fonte de energia porque contêm altas doses de hidratos de carbono.
Por isto é aconselhável seu consumo pelos esportistas e pessoas que mantêm uma intensa atividade física. Por causa das passas serem secas apresentam um concentrado nutricional maior e, graças à perda de água a concentração dos açúcares as passas apresentam o típico sabor característico e seu alto conteúdo energético.
Além disso, destaca-se seu abundante conteúdo de potássio, muito bom para manter um perfeito funcionamento do organismo, já que ajuda a eliminar os líquidos do corpo como diurético e manter nossas articulações e tendões saudáveis, evitando as cãibras.
Os frutos secos contêm várias substâncias nutritivas proveitosas para a nutrição humana. Proteínas, fibras vegetais, minerais e vitaminas –especialmente vitamina E, A, B1 e B2.
Aliás, a comunidade científica tem reconhecido os efeitos benéficos dos frutos secos para combater as doenças cardiovasculares. Estima-se que o consumo regular de uma xícara pequena de frutos secos reduz o risco cardiovascular de um 30 a um 50%.
Como consumir
As uvas passas são muito versáteis! A fruta desidratada pode ser consumida nos lanches entre as refeições, como petisco. E também pode fazer parte de receitas, como em pães, bolos, tortas e biscoitos, em versões doces e salgadas. Outra possibilidade é estar presente em saladas e risotos, proporcionando um sabor especial.
Com tantas opções de pratos e benefícios para a saúde, vai ser difícil deixar a uva passa de lado!
1 Pingback