amming2

Você que acaba de ter seu bebê, está com varias dúvidas em relação a alimentação do seu bebê. Aqui você recebe vários conselhos e informações sobre este assunto, aproveite.

O leite materno é o alimento ideal pra o bebê nos primeiros seis meses de vida, porque nos primeiros meses de vida o bebe está preparado para fazer o movimento de sucção e não mastigar, habilidade que irá posteriormente aprender. Outro motivo que faz com que a oferta de leite seja a mais indicada para os bebês está no seu potencial nutritivo pois os nutrientes que estão no leite materno, e também nos leites adaptados (formulas infantis) estão ajustados às carências nutricionais e capacidades digestivas do bebê.

Duvidas frequentes:

Posso dar chá para aliviar as cólicas do bebê?

A oferta de chás, sucos ou qualquer outro alimento, líquido ou sólido, durante os primeiros 6 meses de vida não é recomendada. Isso pode promover desinteresse do bebê pelo leite materno e substituir o volume que seria ocupado pelo leite no estômago, prejudicando o suprimento de nutrientes essenciais para o bebê. Para amenizar as cólicas, experimente modificar a sua alimentação, evitando o consumo excessivo de chocolate, refrigerantes, chá preto e mate, café, e alimentos fermentativos (feijões, brócolis, couve flor, couve de bruxelas), observando o comportamento do seu bebê.

Chupar o dedo é sinal de fome?

A sucção é a primeira atividade muscular coordenada pela criança, proporciona prazer ao bebê e também pode estar relacionada a diminuição da tensão e ansiedade, na maioria das vezes esses podem ser os motivos de um bebê chupar o dedo. Entretanto a sucção do dedo pode ser prejudicial para a manutenção da amamentação por representar uma maneira diferente de sucção, por isso esta ação deve ser evitada.

images

Quanto tempo depois da mamada eu posso dar banho no bebê?

O ideal é esperar pelo menos uma hora depois da mamada para colocar a criança no banho. Depois desse tempo, teoricamente o estômago já está mais vazio.

Horário e duração das mamadas?

O bebê deve mamar em horário livre, a seu pedido. A duração da mamada pode variar entre 4 e 30 minutos. O bebê deve mamar tudo o que deseja, até deixar a mama espontaneamente, e após eructar(arrotar) deve oferecer-se a outra. O bebê poderá aceitar ou não. Muitos bebês ficam satisfeitos se mamarem só de um peito.

De quanto em quanto tempo devo dar de mamar?

O bebê deve mamar pelo menos 8 a 12 vezes, em cada 24 horas. Quando o seu bebê tem fome ele pode fazer algum destes gestos:

  • encostar o nariz ao seu peito
  • fazer movimentos da boca em busca do mamilo
  • fazer movimentos de sucção
  • pôr as mãos na boca
  • chorar

Se ainda tem dúvidas? Pode perguntar que eu respondo. Gostou? É só me seguir para receber dicas de saúde.

Anúncios