tofu-arroz-verm-fradinho_media1

Já ouviu falar no arroz vermelho? Apesar de pouco conhecido no país, o arroz vermelho é altamente nutritivo e benéfico à saúde. Utilizado há muitos anos na China como medicamento natural, o grão foi trazido ao Brasil pelos portugueses e plantado no Maranhão e posteriormente radicado na Paraíba, onde faz parte da culinária local. Veja como ele pode transformar sua saúde.

Estou  participando de uma  pesquisa da revista Pense leve de novembro (edição 255). Veja logo abaixo perguntas e respostas.

O que é o arroz vermelho?

Este tipo de arroz é pouco popular no Brasil, mas esta presente na culinária nordestina. Possui propriedades nutricionais que se destacam em relação aos outros tipos de arroz. É um alimento integral, ele não é descascado nem polido, possui coloração avermelhada.

Quais seus principais nutrientes?

Contém grande quantidade de ferro, três vezes mais que o branco, e o dobro de zinco, além de ser muito rico em proteínas, fibras e micronutrientes que estão presentes na casca, que é preservada no alimento. Possui fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças e auxiliam no aumento do HDL(colesterol bom), que protege o coração, e na diminuição do LDL(colesterol ruim). 

Em termos de valores nutricionais, quais suas principais vantagens em relação ao arroz integral?

Ambos têm valores nutricionais semelhantes.

Em termos de preparo, há diferenças?

O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional.

E em termos de sabor?

O sabor levemente defumado.

Com quais alimentos essa iguaria combina?

Combina especialmente com carnes mais fortes como o porco ou carnes de caça. Pode combinar também com risotos, carnes brancas e bolinhos salgados.

Para que tipos de pessoas ele é indicado?

Indicado para pessoas com hipertensão, problemas na circulação, problemas intestinais e também auxilia na perda de peso.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Anúncios