termogenicos-20121128-121434

Alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal. Ao consumir este tipo de alimento faz com que o corpo gaste mais energia, resultando na queima de calorias e consequentemente na perda de peso. Se você pretende emagrecer? Saiba quais são estes alimentos!

Existe uma variedade de alimentos que são termogênicos, os principais são:

pimenta-capsicum-spp-1336160302864_956x500

01- Pimenta vermelha.

A pimenta contém capsaicina, que age na liberação de endorfinas (substâncias que promovem o bem-estar) e de catecolaminas (responsáveis pela diminuição do apetite). A capsaicina também estimula a atividade do sistema nervoso simpático.

Quanto ingerir: 0,9 g de pimenta vermelha nas principais refeições é suficiente para perceber os benefícios.

Como ingerir: pode ser consumida crua ou em pratos quentes.

cha-verde-e-seus-beneficios
02- Chá verde.
Seu consumo associado à prática de atividade física aumenta a oxidação de gorduras do corpo, auxiliando na perda de peso sem perda de massa magra. Possui compostos antioxidantes (catequinas) capazes de inibir os radicais livres presentes no organismo e prevenir doenças cardiovasculares.
Quanto ingerir: recomenda-se o consumo de três xícaras (chá) de chá verde por dia.
Como ingerir: pode ser tomado como chá ou misturado com sucos de frutas.
cafe-548785
03- Café
A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas está também presente em outras bebidas e comidas. Esta substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde também está incluído o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o nosso sistema nervoso, produzindo um certo estado de alerta de curta duração. O uso exagerado da cafeína, em pessoas não acostumadas, pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos.
Quanto ingerir: consumir 2 até 3 xícaras de café por dia
Como ingerir: pode consumir no café da manhã ou em lanches
Grilled salmon and vegetables
04-Alimentos ricos em Ômega 3
Estes alimentos aumentam o metabolismo, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo. O Ômega 3 está presente por exemplo, em peixes como a sardinha, o salmão, e o atum, e também nas sementes de linhaça.
Quanto ingerir: pode consumir diariamente, consumir no minimo 2 vezes por semana
Como ingerir: você pode comer estes alimentos no almoço ou jantar
canela
05- Canela
É um excelente antioxidante, que previne contra os danos causados pelos radicais livres, ou seja o envelhecimento e danos nas células, favorecendo todo o nosso organismo, e a nossa aparência externa, já que evita o envelhecimento precoce. O óleo da canela é antifúngico e antibacteriano forte, tratando doenças de pele diversas e acne com eficiência. É uma boa fonte de fibras, ferro, manganês e cálcio.
Quanto ingerir: consumo pode ser diário
Como ingerir: inserir em preparações ou em chás
gengibre_dentro_img_principal
06- Gengibre
O gengibre também está ligado ao aumento da termogênese. O gingerol, seu composto principal, exerce funções antioxidantes, antifúngicas e anti-inflamatórias e inibe a agregação das plaquetas, evitando o aparecimento de trombos (coágulos).
Quanto ingerir: duas fatias pequenas por dia.
Como ingerir: cru ou refogado em saladas e molhos ou batido com sucos e chás.
marcafixa
07- Fibras
Os alimentos ricos em fibras têm uma digestão mais complicada, pois o esforço exigido na mastigação e digestão desses alimentos gera um maior gasto de energia, gerando também impacto na aceleração do metabolismo.
Quanto ingerir: consumo diário de cereais integrais, verduras e legumes e frutas com casca.
Como ingerir: consumir em todas as refeições
832505-coconut-oil
08- Óleo de coco
Obtido a partir de cocos frescos. Após a absorção intestinal, o óleo de coco é transportado diretamente para o fígado, onde é oxidado.
Quanto ingerir: uma colher (sopa) antes da atividade física.
Como ingerir: pode ser adicionado em saladas, frutas ou preparações quentes, como sopas.
shutterstock_agua-copo-gelo
09- Água gelada
Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, tomar oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200 kcal.
Quanto ingerir: consumir de 1,5 até 2 litros água por dia.
Como ingerir: você pode consumir in natura ou suco natural
laranja24qz-scaled500
10- Laranja
É rica em vitamina C, auxilia o organismo na resistência a infecções, na formação de ossos e dentes, na cicatrização de feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e acelera o metabolismo.
Quanto ingerir: consumir de 2 até 4 laranjas por dia

Como ingerir: você pode ingerir esta fruta no café da manhã, lanches e saladas.
Agora que você já conheceu os principais alimentos que ajudam você emagrecer, pode inseri-los na sua alimentação. Importante lembrar que para emagrecer com saúde você deve fazer atividades físicas junto com uma alimentação equilibrada.
Anúncios