Agora que você decidiu fazer dieta surgi algumas dificuldades. Alguns alimentos parecem ser saudáveis, mas podem se transformar em vilões. Aprenda a identificar algumas armadilhas nos alimentos industrializados e faça escolhas benéfica à saúde.Eleger opções saudáveis entre os alimentos processados e industrializados nunca foi uma tarefa fácil. Nos últimos anos, entretanto, a escolha está ficando ainda mais complexa.
Atendendo a uma demanda crescente dos consumidores por uma alimentação mais saudável e equilibrada, a indústria alimentícia tem tentado se adaptar e está promovendo mudanças nos produtos. Nunca as prateleiras dos supermercados abrigaram tantas opções com 0% de colesterol, livres de gordura trans, com teor reduzido de sódio e ricas em fibras.
Primeira dica é você aprender a ler os rótulos dos alimentos. O mais importante é sempre tentar entender o que está sendo comprado, sem se deixar levar apenas pelo que está em evidência na embalagem. Em alguns casos, porém, o consumidor pode ser confundido pela publicidade.
- Barra de cereal: são práticas e parecem saudáveis, mas muitas são ricas em calorias, açúcar e gorduras, pois contêm chocolate e/ou xarope de glicose.
-
Queijo branco: dependendo da fabricação, pode ter altos teores e gordura saturada, calorias e sal. Prefira os feitos com leite desnatado, como cottage ou ricota.
- Suco de fruta de caixinha: a maioria tem grandes quantidades de corantes e conservantes, além de altos teores de açúcar. Aposte sempre na versão in natura.
-
Cereal matinal: em geral não tem valor calórico reduzido e algumas versões inclusive acrescentam muito açúcar refinado na composição. Prefira as versões integrais.
-
Sopa instantânea: contém altos níveis de sódio, um ingrediente proibido para quem precisa controlar a pressão.
-
Biscoito água e sal: Apesar de pouco calórico, é rico em farinha de trigo branca (sem fibras), que é rapidamente absorvida pelo corpo e armazenada como gordura. Sem falar na adição de gordura hidrogenada. Quatro unidades têm cerca de 120 calorias, a mesma quantidade de um pão francês ou duas fatias de pão de forma. O biscoito, no entanto, tem de três a quatro vezes mais gordura.
-
Bebidas diet, light e zero: Os refrigerantes sem adição de açúcar não têm valor calórico significativo, mas alguns contêm adoçantes ricos em sódio, que retém líquido e dificulta o emagrecimento. Além disso, essa substância é capaz de aumentar o armazenamento de açúcar presente no organismo sob forma de gordura.
- Refeições congeladas light: Assim como as sopas de saquinho, a maioria dos alimentos prontos congelados são riquíssimos em sódio, mesmo quando anunciam ser light.
- Peito de peru: Embutidos apresentam baixo teor de gordura, mas quantidade muito alta de sódio e conservantes.
- Molhos prontos para salada: Fique atento à quantidade de sódio, pois, mesmo com baixo valor calórico, a quantidade da substância que induz à retenção de líquido é grande. Para dar mais sabor aos alimentos, experimente temperos naturais e especiarias como tomilho, alecrim, manjericão, semente de coentro, pimenta e orégano.
- Comida japonesa: Por conta dos peixes, ricos em ômegas, a culinária japonesa é uma das mais saudáveis do mundo. No entanto, a fama de super leve não é tão verdadeira quanto parece, já que as adaptações das receitas pelos sushimans brasileiros adicionou às receitas maionese, cream cheese e mergulhou ainda no óleo algumas das preparações. O hot philadelfia, feito com cream cheese, empanado e frito, chega a ter 75 calorias por peça.
Agora que você já conheceu os inimigos da sua dieta, tome bastante cuidado para não consumi-los. Se um dia você exagerar no consumo de alimentos muito calóricos, não desamine, pois você pode começar tudo de novo.
11 de agosto de 2014 at 18:25
HAHA muito boa a dica !
4 de dezembro de 2015 at 16:05
Mas quais alimentos de supermercado podemos comer então?
6 de dezembro de 2015 at 15:48
Karina, procure comprar os alimentos menos processados. Observar rótulo dos produtos “quanto menos ingredientes na preparação, menos processado é o produto”