refri-nunca-mais

Os refrigerantes estão presentes em todos os lugares: festas, baladas e casa. Mas será que consumir este tipo de bebidas faz mal? O refrigerante possui ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta.

Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.

Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea.

Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.

É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias (não oferece nenhum benefício). Contribui para o aumento de peso e o aparecimento de celulites (células de gorduras inflamadas).

554294_365949496836526_893693708_n

No nosso organismo cada molécula de cálcio está sempre junta com uma molécula de fósforo, são chamados de gêmeos: CÁLCIO+FÓSFORO.

Quando tomamos refrigerantes, SEJA QUAL FOR O TIPO, normal, diet, light, zero, ocorre um desequilíbrio. Nos refrigerantes existe muito fósforo, e para o organismo processar o fósforo, precisa de cálcio.

refri5

E se for Diet, Ligth ou zero?

O ligth possui menos calorias do que o normal; Diet e Zero são produzidos com adoçantes artificiais; Ligth, Diet e Zero são TODOS prejudiciais a saúde, o consumo deve ser esporádico. De preferência cortá-los completamente da alimentação, pois não trazem nenhum benefício a saúde, muito pelo contrário. Podem ser perfeitamente substituídos por: água (mineral de preferência), água de coco e sucos de frutas.

Ficou alguma dúvida? pergunte, que a nutricionista responde.

Anúncios