Com a evolução tecnológica e científica, a urbanização, a industrialização e a automação foram tornando os alimentos cada vez mais variados e disponíveis. Aumentando o número de comidas variadas aumentou- se também a porcentagem de pessoas obesas e com sobre peso.
A causa de ter uma barriga saliente pode ser também causada por retenção de líquidos, problemas hormonais e genéticos, entre outros.
Mas existe alimentos que são responsáveis deste acúmulo de gorduras localizadas.
Pão branco e massas
Feitos com a farinha refinada, fornecem um carboidrato que leva à fermentação e produção de gases, provocando a distensão abdominal. Procure consumir pães e massas integrais, ricos em fibras.
Bebida alcoólica
Na sua composição contém: Calorias vazias. Em excesso, irá aumentar a inflamação no fígado e tecido adiposo.
Produtos industrializados
Biscoito, refrigerante, macarrão pronto e embutidos contêm substâncias químicas capazes de sobrecarregar o fígado e a vesícula. Isso aumenta as chances de armazenar gordura, principalmente no abdome, pois nesta região temos mais receptores de insulina (que dão o comando para este armazenamento indesejado). Opte por frutas e alimentos naturais, integrais, sem corantes ou conservantes.
Cuidado com alimentos que fermentam
Feijão, brócolis, batata doce, repolho… São alimentos muito saudáveis, mas sua digestão resulta em grandes formações de gases, o que aumentam a barriga. Portanto, evite o consumo destes alimentos em excesso.
Dica: Para as leguminosas, sempre deixe de molho (cerca de 8 horas) antes de cozinhar, de preferência, com algumas gotinhas de limão ou soro de iogurte.
Com uma dieta balanceada, vai ajudar na sua saúde e na perda da barriguinha que tanto incomoda!
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde
20 de março de 2016 at 19:34
Adorei o post !
20 de março de 2016 at 20:06
Que bom!!!