buffet

Para algumas pessoas, final de semana é sinônimo de festa. Aniversários, casamentos, encontros com os amigos. Não faltam motivos para comemorar. O problema é que em todos estes eventos, os alimentos normalmente oferecidos são calóricos e colocam a dieta em risco. Conciliar a alimentação saudável com as guloseimas das festas e dos jantares é sempre um desafio para quem quer manter a linha ou emagrecer.

As pessoas precisam, antes de mais nada, ter a alimentação mais saudável possível em casa, ou seja, nas refeições não festivas. São estas refeições que vão garantir bom valor nutritivo à alimentação destas pessoas. Assim, frutas, sucos naturais, laticínios desnatados e alimentos integrais precisam estar presentes nas refeições feitas em casa.

Como as opções de alimentos disponíveis em festas e comemorações muitas vezes são mais ricas em gorduras e açúcares, é importante que estas pessoas optem pela redução destes nutrientes em casa. Outro cuidado importante é o controle da quantidade dos alimentos consumidos nestes eventos.

A dica é consumir um lanche leve antes de sair é sempre importante. Este cuidado é fundamental para o controle da quantidade que será consumida. Normalmente os jantares ou almoços demoram a ser servidos e a pessoa acaba “beliscando” petiscos calóricos, se estiver com fome.Quando a pessoa está com fome ela não consegue fazer escolhas e acaba comendo o que vê pela frente.

Deve-se tomar cuidado com os molhos que acompanham saladas, carnes e massas. Os queijos também são alimentos que merecem atenção. Apesar de a maioria conter grande quantidade de cálcio, os amarelos podem aumentar o colesterol sanguíneo e são extremamente calóricos.

Refrigerantes devem ser evitados já que, os tradicionais, são excessivamente calóricos e não contribuem em nada com o valor nutritivo da alimentação. Normalmente há a opção da versão light, que, pelo menos, não contêm valores significativos de calorias. Independentemente de serem calóricas, as bebidas alcoólicas precisam ter o consumo regrado já que o excesso delas coloca a pessoa em risco de desenvolver algum problema no fígado.

Normalmente, sugere-se um limite máximo de 80 gramas de álcool por dia, o que equivale a cerca de 5 chopps (350 ml cada chopp). Mesmo assim, deve-se evitar o consumo diário, salvo em situações de indicação profissional, como no caso do vinho tinto seco que contém propriedades funcionais e acaba sendo uma boa opção para consumo em muitos eventos. Os destilados além de muito calóricos, contêm alto teor alcoólico e poderão ser misturados a sucos, água com gás ou de coco para se tornarem mais indicados.

Uma alimentação mais rica em sucos naturais, sopas completas, vitaminas, carnes brancas acompanhadas de carboidratos integrais e saladas , além de frutas pode ser indicada, sob orientação. Os exercícios físicos são indicados sempre e, para pessoas que têm vida social agitada, são ainda mais pois ajudam a aumentar o gasto energético diário, o faz com que os excessos não pesem tanto na balança. Fazer exercícios moderados após um dia de festa, certamente é uma boa opção.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://saudehoje.com.br/perda-de-peso/como-conciliar-dieta-festas-e-comemoracoes.htm

Publicidade