viva + com menos sal

O sal utilizado em muitos pratos da culinária brasileira são preparados com doses generosas dele, que já foi usado até mesmo como recurso para preservar alimentos. O problema é que o sódio – contido no sal -, em excesso, pode causar uma série de males à saúde.

O consumo excessivo de sódio pode provocar edema, hipertensão arterial, piorar reumatismo e diminuir o potássio do sangue. Muitos estudos correlacionam o excesso do consumo de sal com o agravamento da hipertensão arterial e conseqüentemente das doenças cardíacas. O consumo excessivo de sódio leva a um aumento da excreção urinária de cálcio, que contribui para o surgimento ou agravamento da osteoporose.

Por outro lado o sódio,  tem um papel importante em diversas funções do organismo e é essencial para uma boa saúde. É ele que mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, por exemplo. O mineral também participa de funções básicas no corpo, como contração muscular, impulsos nervosos e ritmo cardíaco, permitindo assim o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo.

A recomendação diária para um adulto sadio é de 1,5g de sódio por dia, ou 5g de sal. Para crianças sadias, a partir de um ano, 1g de sódio ao dia. Bebês devem ingerir uma quantidade ainda menor. Estudos indicam que a redução da quantidade de sal consumida poderá levar a uma diminuição do número de adolescentes e adultos com hipertensão e com problemas cardíacos no futuro.

CUIDADO. Alimentos que contém muito sódio.

sal2

O que pode substituir o sal?

condimentos

Para uma dieta equilibrada em sódio, o recomendável é consumir com moderação queijos, alimentos embutidos e enlatados, salgadinhos, caldos concentrados, como o caldo de carne e o caldo de galinha, molho de soja, que são alimentos muito ricos em sódio.

Deve-se ter atenção ainda aos adoçantes dietéticos artificiais à base de sacarina sódica e ciclamato de sódio. Também é importante ler os rótulos dos alimentos e verificar a quantidade de sódio em cada porção do produto.

Anúncios