Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como as frutas, cereais e os legumes. As fibras ajuda na digestão, aumenta a sensação de saciedade e têm a capacidade de absorver açúcares e até o colesterol. Conheça agora a importância das fibras na sua alimentação.
Existem dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis. As solúveis são encontradas principalmente no farelo de trigo, ajudam principalmente na função intestinal do organismo, deixando seu intestino regulado promovendo assim a prevenção do câncer de cólon.
Já as fibras solúveis, encontradas em feijões, legumes, trigo e aveia, ajudam a baixar o colesterol do sangue, ajudando assim a prevenir doenças do coração.
BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FIBRA
Lipídios
- Redução do colesterol total
- Redução do LDL colesterol (mau colesterol)
- Aumento do HDL colesterol (bom colesterol)
- Redução dos triglicerídios
Glicose
- Redução da hiperglicemia (controle do diabetes)
- Aumento da sensibilidade do músculo à insulina
Pressão sangüínea
- Redução da pressão sistólica e diastólica
Controle de peso
- Redução da ingestão de energia e gorduras
- Aumento da sensação de saciedade
- Alguma perda da energia consumida
Problemas intestinais
- Alívio da prisão de ventre
- Prevenção de doenças como diverticulite, câncer de cólon e síndrome do intestino irritado
CUIDADO
O consumo em excesso de fibras pode gerar uma deficiência de potássio, provocando câimbras e fraqueza muscular. A quantidade diária recomendada é de 20 g a 30 g. Quem tem intestino preso, entretanto, deve se valer da ingestão de fibras para auxiliar no tratamento. As fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, grão-de-bico, fava, lentilha, soja e frutas com casca ou com bagaço, aumentam o bolo fecal; as insolúveis, como cereais integrais, alface e acelga, evitam a reabsorção da água pelo intestino.
Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.
2 Pingback