GRIPE
Com a mudança de tempo, varias pessoas ficam com gripe e resfriado. A alimentação é uma das melhores maneiras para se prevenir. Ela fortalece o sistema imunológico e também ajuda você a se recuperar do vírus.

Primeiro vamos entender um pouco sobre a gripe e resfriado.

Gripe e resfriado não são a mesma coisa! Ambas as doenças são de origem viral, transmitidas por meio de gotícula de saliva ou secreções nasais contendo estes micro-organismos, e apresentam como sintomas: cansaço, indisposição, dores musculares, corrimento nasal e dor de garganta.

Entretanto, quando o sujeito se encontra gripado, estes são mais intensos e incapacitante, fazendo com que, muitas vezes, nem tenha condições de sair da cama. Provavelmente os sintomas duram no mais 5 dias.

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

NÃO tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

Lista de alguns alimentos campeãs de resistências:

Vitamina A: Tem ação anti-inflamatória. É encontrada no pêssego, caqui, cenoura, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema, abacaxi.

Vitamina B: Aumenta a imunidade do organismo.Está presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verdura verdes, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.

Vitamina C: Atua como antioxidante, aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização. Pode ser encontrada no kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, acerola, limão e poncã.

Selênio: Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. Está presente na cebola, gengibre e salsa.

Lentinan: Imunoestimulante, aumenta a produção da células de defesa do organismo. É encontrado nos cogumelos shiitakes.

Zinco: Presente em alguns alimentos, como aveia, feijão colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno.

A alimentação é um dos fatores que influenciam sua saúde, porém, existe uma infinidade de coisas que só um médico pode diagnosticar e informar o tratamento correto. Procure sempre um médico.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Anúncios