Pressão alta é doença traiçoeira. Quando os sintomas aparecem, a doença está instalada há muito tempo e já comprometeu o funcionamento de vários órgãos. Para se ter uma ideia, no Brasil, 20% da população e metade das pessoas acima dos 65 anos sofrem de hipertensão arterial.
Conheça agora os principais alimentos que reduzem a pressão arterial:
- Farelo de trigo: Rico em fibras que dificultam a absorção do colesterol e de açúcares. É fonte de magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, nutrientes essenciais para o relaxamento dos vasos. Dica: Colocar 2 colheres (sopa) em sucos ou frutas.
- Morango: apresenta um pigmento chamado antocianina que atua na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). Além disso, combate o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares. Dica: Comer 5 unidades de morangos no café da manhã ou suco natural da fruta.
- Semente de abóbora: Rica em vitamina A, E, magnésio e fibras que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Apresenta potássio, mineral fundamental para melhorar a elasticidade dos vasos. Dica: Torrar a semente no forno e consumir como aperitivo.
- Clara de ovo: A albumina (proteína da clara do ovo) possui ação vasodilatadora. Dica: 1 clara de ovo cozida diariamente.
- Soja: A isoflavona, substância presente na soja, melhora a circulação sanguínea, pois impede a formação de placas nas artérias. Dica: Comer 1 concha (média) como substituto do feijão ou lentilha.
- Melancia: Apresenta substância chamada I- citrulina que no corpo se transforma em outra molécula contribuindo para a formação de óxido nítrico, um gás natural que relaxa a parede dos vasos sanguíneos. Dica: Consumir 1 fatia média de melancia diariamente.
É importante lembrar de tomar o medicamento diário, para controlar a pressão arterial.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/pressao-alta-2/
Deixe um comentário