feijao

Quando você pensa em comida típica brasileira, lembra logo de quê? Provavelmente, do tradicional feijão com arroz. Em geral, os feijões são constituídos por, entre 60% a 65% de carboidratos, 16% a 33% de proteínas e fibras solúveis, que são aquelas que, quando encontram a água, forma um gel que dificulta a absorção de açúcar e gordura.Existe uma variedade de tipos de feijão, os mais consumidos são: o feijão preto e o carioca.

No duelo por popularidade, o carioca está presente em quase todas as regiões do Brasil, ganha de lavada. Mas em outros quesitos a briga com a versão escura, obrigatória na feijoada, é bem acirrada.

O grão preto tem essa tonalidade por causa da antocianina, substância antioxidante que  tem sido associada à prevenção do câncer e de males cardiovasculares. Se prefere o carioca, esse é um motivo mais do justo para revezar os dois tipos de feijão no prato.

ENERGIA               

Feijão carioca…..76 cal

Feijão preto………77 cal

FIBRAS

Feijão carioca…..8,5 g

Feijão preto………8,4 g

PROTEÍNAS

Feijão carioca…..4,8 g

Feijão preto………4,5 g

CARBOIDRATOS

Feijão carioca…..13,6 g

Feijão preto………14 g

FERRO

Feijão preto…..1,5 mg

Feijão carioca…..1,3 mg

POTÁSSIO

Feijão preto…..256 mg

Feijão carioca……..255 mg

Os valores se referem a 100 gramas do alimento.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/arroz-e-feijao-sao-uma-combinacao-completa-de-proteinas-vegetais.html

Revista Saúde Vital, edição nº 390