10

Todo mundo sabe o quanto é importante comer frutas diariamente mas poucos são os que realmente comem todos os dias na quantidade certa.

Por que é importante comer frutas? As frutas fornecem benefícios para saúde, pessoas que comem mais frutas e legumes como parte de uma dieta saudável em geral, tendem a ter um risco menor de contrair algumas doenças crônicas.

A maioria das frutas são naturalmente pobres em gordura, sódio e calorias. Não tem colesterol. As frutas são fontes de muitos nutrientes essenciais que são pouco consumidos, incluindo potássio, fibras dietéticas, vitamina C, e folato – ácido fólico. Dietas ricas em potássio podem ajudar a manter a pressão arterial saudável. Fontes frutíferas de potássio incluem bananas, ameixas, pêssegos, damascos secos, melão e suco de laranja.

10 razões para comer frutas:

  1. Frutas são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e reduzem a absorção de gorduras, açúcar e até mesmo toxinas da alimentação.
  2. Parte das fibras presentes nas frutas são fermentadas no intestino, melhorando a flora bacteriana. Uma das principais consequências disso é o fortalecimento da imunidade contra intoxicações e infecções de todo tipo.
  3. As fibras também dão mais saciedade, auxiliando em dietas de emagrecimento e evitando o ganho de peso gordo.
  4. Os antioxidantes e as fibras das frutas atuam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares, como hipertensão, infartos, derrames, tromboses, etc., que são a principal causa de mortes em todo mundo.
  5. Os antioxidantes presentes nas frutas combatem doenças graves como cânceres, catarata, envelhecimento precoce, demência.picolé frutas
  6. Esteticamente as frutas são grandes aliadas, pois retardam reações de envelhecimento da pele. Frutas amarelas, alaranjadas e vermelhas também auxiliam na proteção da pele contra os raios solares UVA e UVB.
  7. Frutas ricas em água melhoram a circulação sanguínea e linfática, melhorando edemas, combatendo e prevenindo celulite (um terror para nós, mulheres!).
  8. As cores das frutas são conferidas por vitaminas e pró-vitaminas que atuam como poderosos fitoquímicos, que são substâncias com funções específicas, como combate ao câncer, proteção da pele.
  9. Cada fruta em si traz nutrientes e fitoquímicos especiais. A quercetina presente na maçã é objeto de estudo em dietas de emagrecimento; os flavonoides da uva e da ameixa são potentes combatentes de problemas cardiovasculares.
  10. Frutas são gostosas e gastronomicamente versáteis, podendo ser consumidas in natura ou desidratadas, e ainda na forma de sucos, saladas de frutas, purês, doce e ainda em preparações salgadas como saladas de legumes e verduras, acompanhando carnes e guarnições desde as mais simples até as mais sofisticadas.

Hora certa para comer fruta:

  • No café da manhã
    Aposte na diversidade e aproveite para comer as mais calóricas, já que você terá tempo suficiente para gastar os excessos.
    Sugestões: vitamina de açaí ou banana, mamão com cereal, salada de frutas que contenha manga ou abacate.
  • No lanche da manhã
    Neste caso, a melhor opção é apostar nas frutas que dão saciedade, que tapeiam o estômago, mas que não contenham tantas calorias quanto as consumidas no desjejum.
    Sugestões: 1 cacho de uva, caqui, pêssego.
  • Depois do almoço
    O segredo é consumir as frutas que ajudam na digestão, que têm pouca caloria e um sabor mais agradável, para substituir a sobremesa.
    Sugestões: 1 fatia de abacaxi, maçã, morango.
  • Depois do jantar
    Você deve optar pelas frutas mais leves e pouco calóricas.
    Sugestões: ameixa, carambola, lima da pérsia, tangerina.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://formasaudavel.com.br/por-que-e-importante-comer-frutas/