dieta-ou-exercicio-620x413

A nutrição é um dos fatores determinantes no preparo físico, no desempenho atlético e ainda melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Ela está relacionada não somente aos atletas, mas refere- se também à necessidade nutricional das pessoas ativas.

A alimentação equilibrada é um dos principais fatores que garantem ao máximo o rendimento de um atleta. O objetivo da nutrição é garantir que os atletas recebam na alimentação diária:

  • Quantidade suficiente de calorias para suprir as necessidades energéticas;
  • Suficiente aporte de vitaminas e minerais;
  • Adequada composição percentual de nutrientes.

O gasto energético, durante o exercício físico, aumenta em 2-3 vezes e, portanto, a distribuição de macronutrientes na dieta varia nos indivíduos fisicamente ativos e/ ou nos atletas.

Essa distribuição, que normalmente é de 50-55% de carboidratos, 30-35% de gorduras e 10-15% de proteínas nos indivíduos sedentários, altera- se conforme o tipo da atividade, intensidade e duração do exercício, sexo, idade e peso.

bicicleta1

Aproximadamente os valores a seguir suprem a maioria das atividades:

  • 60-70% de carboidratos.
  • 20-30% de gorduras e
  • 10-15% de proteínas nos indivíduos ativos.

Os carboidratos são considerados como fonte energética mais eficiente, exercendo importantes funções, dentre elas a preservação da proteína.

Caso a ingestão de carboidratos seja inadequada, a proteína poderá ser oxidada como fonte energética e não estará disponível para o aumento da massa muscular, manutenção e reparo tecidual, podendo causar hipotrofia muscular.

As pessoas fisicamente ativas devem se preocupar com a hidratação. A desidratação tem efeitos negativos sobre o funcionamento do corpo, que vão desde diminuições no rendimento físico, até problemas por calor que podem levar à morte.

O recomendado é beber água e bebidas esportivas antes, durante e depois da atividade física. O ideal é repor o volume perdido pela transpiração, que varia conforme a modalidade do esporte, temperatura ambiente e outros.

Para um bom desempenho no esporte, é essencial um acompanhamento nutricional, garantindo bons resultados e melhor qualidade de vida.

Gostou? É só me seguir para receber dicas de nutrição e saúde.

Anúncios