ferro

Existem muitas causas para o excesso de ferro no sangue. Alguns sintomas são fadiga, fraqueza e queda de peso sem explicação. Saiba mais sobre este assunto.

Além disso, o excesso de ferro pode causar perda de cabelos, respiração ofegante e perda do desejo sexual, pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.

Nos Estados Unidos, a hemocromatose hereditária é a doença genética mais comum. Lá, um em cada oito pessoas tem o gene de mutação. A proporção de americanos com os dois genes – o que aumenta o risco de desenvolver a doença – é de um para cada 200 pessoas, de acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Embora seja mais provável que a doença se desenvolva em quem possui os dois genes com mutação, as pessoas que são heterozigotas – que possuem apenas um gene – também devem ser avaliadas periodicamente. Em especial se tiverem sintomas ou outras condições que possam influenciar no funcionamento de um órgão. Por exemplo, ter hemocromatose com ferro no fígado e também gordura no fígado, a esteatose.

hemocro

Por aqui, não há estimativas precisas. Um estudo iniciado em 2001 pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo mostrou que, entre os doadores de sangue, a presença de mutações relacionadas à hemocromatose varia de 7% a 20%. O número de portadores dos dois genes – que levam ao desenvolvimento da doença – não é confirmado no Brasil, mas internacionalmente a porcentagem é de 1% da população.

Além da hemocromatose hereditária, que é o tipo mais comum, há outras variações. A mais grave delas, a hemocromatose secundária, é encontrada em pacientes que desenvolvem anemias hemolíticas ou naqueles que realizam muitas transfusões de sangue.

Alimentos  que reduzem o ferro no organismo

  • Chá preto
  • Vinho tinto
  • Chocolate
  • Amoras
  • Café
  • Alimentos ricos em cálcio.
O nível de ferro de cada indivíduo deveria ser checado regularmente com um exame de sangue como parte de um exame anual, mas se você tem esses sintomas, marque uma consulta com seu médico para discutir causas e tratamentos.
Gostou?É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/hemocromatose-excesso-de-ferro-e-prejudicial.aspx