AGROTOXICOS-NO-PRATOUma alimentação saudável, deve-se  comer bem e de forma equilibrada. Mas você deve ter muito cuidado com os agrotóxicos que estão presente na maioria dos alimentos que você consome.

De acordo com o Idec, nosso país tem levado o vergonhoso título de campeão mundial no uso de agrotóxicos nos últimos anos. Os brasileiros consomem, em média, 5.2 litros de agrotóxicos anualmente, segundo o documentário “O Veneno Está na Mesa” .

Dentre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, verifica-se, além de efeitos imediatos (como a intoxicação), doenças crônicas como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos e neurológicos a longo prazo. O pior de tudo é que mesmo os bebês, sem ingerirem verduras e legumes contaminados, podem ser expostos aos agrotóxicos através do leite materno.

Segundo a Anvisa, no ano de 2009, das 3.130 amostras de alimentos coletados em 26 estados, 29% apresentaram resultados insatisfatórios, pois apontavam quantidades de agrotóxicos bem acima do permitido: o campeão foi o pimentão, com 80% de agrotóxico acima do permitido. Além dele, foram citados: morango (57%), uva (56%), pepino (55%), couve (44%), abacaxi (44%), mamão (39%), alface (38%), tomate (33%) e beterraba (32%).

08_info575

Em 2010, o pimentão, o morango e o pepino lideraram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para). Outros alimentos como a cenoura também entraram como campeões de agrotóxicos.

Segundo o documentário “O Veneno Está na Mesa”, alimentos como o pimentão podem ser contaminados por defensivos tóxicos como o endosulfan, que estaria vinculado a diferentes doenças, como o autismo, malformação fetal, danos no aparelho reprodutor masculino.

A cenoura, por exemplo, pode conter metamidofós, que afeta os sistemas nervoso, imunológico, reprodutor e endócrino, além de prejudicar o desenvolvimento de embriões e fetos.

Agrotoxico e veneno

Para piorar, de acordo com um dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em 2011, a soja foi o cultivo que mais demandou agrotóxico – 40% do volume total de herbicidas, inseticidas, fungicidas e acaricidas. Outro produto que ganha destaque pelo uso de agrotóxicos é o milho.

Como evitar os agrotóxicos?

  1. Comprar alimentos orgânicos;
  2. Higienizar muito bem os alimentos, principalmente a casca;

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://lookaholic.wordpress.com/2012/12/19/veneno-na-mesa-alimentos-campeoes-de-agrotoxicos/

Revista Claudia, Exame, G1

Anúncios