A falta de vitamina D no organismo pode causar o enfraquecimento dos ossos, já que leva a falta de cálcio no sangue, gerando graves doenças.
Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.
Basta uma exposição à luz do sol de cinco minutos diários, em qualquer parte do corpo, para absorver a quantidade total de vitamina D que o organismo precisa para funcionar bem.
Onde podemos encontrara a vitamina D, nos alimentos:
Salmão;
Atum enlatado;
Sardinha;
Gema de ovo;
Queijos;
Bife de fígado;
Cogumelos;
Peixes;
Deficiência da vitamina D
A falta dessa vitamina pode causar sérios problemas às crianças prejudicando o crescimento saudável dos ossos, e gestantes que ficam com carência dessa substância podem gerar fetos raquíticos.
Nos idosos, que por não ter muito contato com a luz solar, ficam com deficiência dessa vitamina, os efeitos são a diminuição de tamanho, osteoporose dores e fraqueza. Em alguns casos, alguns idosos precisam tomar suplementos de vitamina D.
A dose diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e com o local onde se vive, por causa da carência ou não de luz solar durante o ano.
Em média um adulto precisa consumir 5 microgramas por dia e garantir uma exposição solar, sem o uso de protetor solar, de 20 minutos por dia, no mínimo. Os idosos, em geral, devem consumir 10 mcg por dia de vitamina D.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/
Deixe um comentário