1

 

A falta de vitamina D no organismo pode causar o enfraquecimento dos ossos, já que leva a falta de cálcio no sangue, gerando graves doenças. 

Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.

Basta uma exposição à luz do sol de cinco minutos diários, em qualquer parte do corpo, para absorver a quantidade total de vitamina D que o organismo precisa para funcionar bem.

Onde podemos encontrara a vitamina D, nos alimentos:

Salmão;

Atum enlatado;

Sardinha;

Gema de ovo;

Queijos;

Bife de fígado;

Cogumelos;

Peixes;

2

Deficiência da vitamina D

A falta dessa vitamina pode causar sérios problemas às crianças prejudicando o crescimento saudável dos ossos, e gestantes que ficam com carência dessa substância podem gerar fetos raquíticos.

Nos idosos, que por não ter muito contato com a luz solar, ficam com deficiência dessa vitamina, os efeitos são a diminuição de tamanho, osteoporose dores e fraqueza. Em alguns casos, alguns idosos precisam tomar suplementos de vitamina D.

A dose diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e com o local onde se vive, por causa da carência ou não de luz solar durante o ano.

Em média um adulto precisa consumir 5 microgramas por dia e garantir uma exposição solar, sem o uso de protetor solar, de 20 minutos por dia, no mínimo. Os idosos, em geral, devem consumir 10 mcg por dia de vitamina D.

 

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

 

Fonte: http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/

http://blogmail.com.br/onde-encontrar-vitamina-d/

Anúncios