Agora que seu filho completou 6 meses, você vai começar a introduzir e apresentar alguns alimentos para ele experimentar. Mas tome muito cuidado!!! A ideia de que crianças adoram doces, refrigerantes, chocolates e petiscos industrializados é bastante comum.
A verdade é que seria ótimo se não consumíssemos esses alimentos em momento algum, pois da mesma forma que não são bons para a saúde de adultos, eles contribuem para a obesidade infantil e prejudicam a absorção de nutrientes essenciais para o corpo.
Além disso a familiaridade com esses alimentos podem fazer seu filho se acostumar no paladar com sabores que não são naturais e saudáveis, fazendo com que ele rejeite alimentos essenciais para uma introdução alimentar de qualidade.
Por isso é muito importante que os papais e mamães conheçam esses inimigos da alimentação infantil. Confira nesta lista 10 alimentos que as mamães e papais devem ficar atentos:
1. AÇÚCAR REFINADO
Este é considerado o maior vilão da nossa alimentação e, está associado ao aumento de peso e diabetes, principalmente em crianças. Isto inclui balas, pirulitos e doces em geral. Os sucos naturais, frutas, leite, iogurte não devem ser adoçados.
Lembre-se:
Os primeiros anos de vida fazem parte da construção de um paladar sem vícios, escolhas saudáveis e hábitos corretos.
2. SALGADINHOS E BISCOITOS INDUSTRIALIZADOS (RECHEADOS OU NÃO)
O nome INDUSTRIALIZADO já nos coloca em dúvida se realmente existe alguma coisa saudável dentro do pacote.
Os principais ingredientes são: sódio, açúcar, gordura, corantes, conservantes, glutamato.
Dê preferência às opções caseiras e realmente saudáveis.
3. EMBUTIDOS
O excesso de gordura e sal são predominantes nestes alimentos. Mais uma vez, são industrializados e muito processados. Em sua maioria são feitos com as partes menos nobres dos animais (Já se pode imaginar). Opte por patês e pastas caseiras.
4. REFRIGERANTES
Preciso falar que é o campeão em doses de açúcar? Além disso, o alto teor de sódio e corantes estão muito presentes. Bom seria evitar para a vida toda.
5. COMIDAS PRONTAS INDUSTRIALIZADAS
Passam longe de serem naturais e saudáveis. Ricas em sódio, gordura, nitrato…. e outros elementos que na maioria das vezes nem sabemos o que significa. Opte por preparar pequenas marmitas caseiras e congelar para os momentos mais oportunos.
Veja receitas de papinhas saudáveis que você pode oferecer para o seu bebê.
6. GELATINA E GELEIAS
Dois principais (ou únicos) ingredientes: açúcar e corante. Só! Nenhum valor nutritivo. O excesso desse tipo de alimento a crianças, pode levar à obesidade e diabetes.
7. PETIT SUISSE
Esses são vilões com cara de “mocinhos”.
Exatamente! São só alguns pedacinhos de frutas. Toda aquela cor vermelha é CORANTE!!! Sim. Corante e muito açúcar. Os próprios fabricantes indicam que devem ser consumidos por crianças acima de 3 a 4 anos. Eu digo, não consuma nunca.
“Mas meu filho gosta tanto!” Claro, que gosta…..docinho e com tantos atrativos de propaganda, as crianças são ótimas “iscas”.
Uma dica. Existem diversas receitas de petit suisse caseiros na internet.
Infelizmente a lista poderia conter muito mais alimentos, o que parece muito desestimulante para os pais que estão começando a introdução alimentar de seus filhos. Não desanimem, cada vez mais o mercado alimentício tem criado produtos 100% naturais para os nossos pequenos, ainda são caros, mas se a mamãe não tem tempo de preparar em casa, é uma boa opção.
Façam escolhas saudáveis para o seu filho agora, para que ele depois continue fazendo boas escolhas sozinho.
Fonte: https://www.masterbagbaby.com.br/10-alimentos-proibidos-para-bebes-de-0-ate-2-anos/
Deixe um comentário