Quem resiste a uma sobremesa depois do almoço? Ou aquele chocolate no meio da tarde? A verdade é que açúcar vicia e algumas pesquisas indicam que ele pode levar até a dependência.

Um estudo recente do Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros come doces cinco ou mais vezes por dia. Entre os jovens de 18 e 24 anos, 30% deles consomem doces com regularidade, ou seja, todos dias.

O levantamento teve como intuito alertar as pessoas sobre os riscos da diabete, não que a ingestão de doces esteja diretamente ligada ao desenvolvimento da doença, mas à obesidade e ao sedentarismo sim.

Para driblar a vontade de comer doces todos os dias e até mais de uma vez ao dia, a nutricionista Kelly Damasceno, da clínica Dr. Rainer Moreira, listou algumas estratégias que podem diminuir o desejo de comer menos açúcar ao longo do dia.

1- Comer de 3 em 3 horas: Distribua as calorias ao longo do dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).

2- Preferir consumir carboidratos integrais (aveia, farinha de linhaça e quinoa),  para não ocorrer o alto índice glicêmico.

doce1

3- Invista em alimentos que melhoram o humor. Alimentos como castanhas, abacate, banana, leite e derivados precisam fazer parte da dieta, pois eles são precursores de serotonina, o neurotransmissor do prazer e bem-estar.

4- Cuidado também com o adoçante. O consumo de adoçantes de maneira excessiva pode causar uma grande confusão no organismo. Isso porque, ao consumir adoçante, o corpo se prepara para uma digestão, porém ela não acontece já que adoçantes passam pelo trato intestinal sem serem digeridos e absorvidos.

5- Beba chá!!! Além de serem excelentes no auxílio de perda de peso, alguns chás atuam também no controle do apetite. Chás são excelentes para auxiliar no processo de emagrecimento. Alguns atuam no controle de apetite e no aumento do catabolismo de gordura, principalmente o chá verde.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/5-dicas-que-ajudam-a-controlar-a-vontade-de-comer-doces#7

Anúncios