Se você tem hipertensão, saiba que alguns temperos naturais podem substituir o sal. Sendo que estes podem proporcionar vários benefícios a saúde.
O sal é um vilã da saúde!
Consumir o sal em excesso faz mal principalmente para quem sofre de pressão alta. Mas também pode acarretar problemas renais, cardiovasculares e inchaço. Diminuir o consumo de sódio é uma das melhores medidas em termos de saúde pública.
Em vez do sal você pode usar temperos naturais:
Alecrim:
Ideal para dar sabor a sopas, ovos, peixes, legumes e vegetais em geral, como berinjela, tomate, batata e couve-flor. Pode ser usado também em carne de porco e de ave. Estimula a circulação e a digestão.
Alho e cebola:
Podem ser usados no preparo de quase todos os pratos. O alho ajuda a controlar a pressão e os níveis de colesterol. A cebola diminui os riscos de trombose e aterosclerose. A dupla também pode prevenir contra alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.
Hortelã:
Geralmente, é usada em pratos árabes, como quibe e tabule. Confere sabor também a sucos e chás gelados, vinagrete e saladas verdes. Combate dor de estômago, tem ação diurética e digestiva.
Cebolinha verde:
Vai bem em molhos, patês, massas, omelete, gratinados, carnes e peixes. Contém vitaminas A e C, auxiliando no combate contra gripes e doenças respiratórias em geral. Também facilita a digestão.
Coentro:
Ideal para peixes, carnes, sopas e legumes. Fonte de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Indicado em casos de diarreia, além de ser um excelente vermífugo e estimulante das funções digestivas. Também ajuda a disfarçar o hálito, quando mastigado imediatamente após o consumo de alho.
Manjericão:
É bom para temperar frango, sopas, massas e molhos à base de tomate, além de realçar o sabor de recheio de pizzas. Tem ação diurética, auxilia no tratamento do diabetes, acelera a cicatrização da pele e ainda protege contra desconfortos intestinais.
Manjerona:
Indicada para o preparo de arroz e legumes cozidos. Como o sabor é picante, coloque-o na comida depois de pronta. Estimula a digestão e tem efeito calmante.
Orégano:
Muito usado para aromatizar pizzas, pães, feijão-branco, molhos à base de tomate, omelete, assados, peixes, aves e queijos para aperitivos. Seus princípios ativos ajudam a combater enjoos e gases. Também é diurético e expectorante.
Salsa:
Pode ser usada em qualquer tipo de prato, especialmente em carnes, legumes, saladas, sopas e molhos. É rica em vitaminas A e C e minerais. Protege o sistema urinário, combate o inchaço e a anemia, além de possuir ação diurética e digestiva.
Tomilho:
Pode ser usado para aromatizar carnes, cozidos, molhos e pães. Também acentua o sabor de peixe e frango. Rico em magnésio, vitaminas C e do complexo B, esse tempero é digestivo, reduz o colesterol e previne o envelhecimento precoce.
Outra dica para tempero:
Ingredientes
1 dente de alho, 1/2 cebola, algumas folhas de manjericão.
Modo de preparo
Bater ingredientes no liquidificador e armazenar em um recipiente seco. Este tempero pode ser usado para fazer arroz.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/troque-sal-temperos-naturais-mais-saudaveis-704972.shtml
17 de janeiro de 2016 at 23:50
Estou adorando as dicas do blog, de extrema importância, muito úteis e práticas! Beijos!