ceia-de-natal-saudavel-ceia-natalina-nao-engordar-650x350

Enfim a data mais esperada do ano chegou o “Natal”. Você está fazendo uma dieta para emagrecer e agora? O que levar para ceia de natal?

Neste data  especial, selecionei três opções de pratos principais. Ainda dá tempo de você comprar os ingredientes e fazer.

Quibe de soja recheado com creme de tofu

Ingredientes
Para o quibe:
2 xícaras de trigo para quibe, 2 xícaras de proteína de soja fina, 1 cebola picadinha, 4 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo (aproximadamente), hortelã a gosto, sal a gosto, pimenta-síria a gosto

Para o creme de tofu:
500 g de tofu, hortelã a gosto, sal a gosto,azeite a gosto, azeitona picadinha a gosto

Preparo
Quibe:

Coloque a proteína de soja em um refratário e cubra com água, deixe hidratar por 10 minutos. Faça o mesmo procedimento com o trigo. Retire toda água da proteína de soja, apertando bem, reserve. Coloque o trigo hidratado no meio de um pano ou toalha pequena e enrole, aperte bem para tirar todo excesso de água, faça isso em quantidades pequenas para o trigo não vazar, reserve. Misture em um refratário a proteína de soja e o quibe, já sem água, e misture bem. Acrescente a cebola e a hortelã picadas. Coloque o azeite, e a farinha de trigo. Se mesmo com essa quantidade de farinha a massa do quibe não der liga, vá acrescentando aos poucos mais farinha até atingir a textura necessária. Acerte o sal e a pimenta-síria, reserve.

Creme de tofu:

Amasse o tofu com um garfo, ou bata no liquidificador, até que fique homogêneo. Acrescente a hortelã, azeitonas picadas, azeite e acerte o sal, reserve.

Montagem:

Em um refratário, coloque metade da massa do quibe até cobrir totalmente a base. Coloque todo o creme de tofu por cima da massa do quibe e espalhe bem, para ficar com a mesma quantidade. Cubra o creme de tofu com o restante da massa do quibe, leve para assar em fogo médio-alto, por aproximadamente 30 minutos. Resultado…
quibe-de-soja-recheado-com-creme-de-tofu

Fonte: Receita e foto do blog Receitas do Boi

Próxima receita: Batata suíça (vegana)

Ingredientes

280 gr de batata cozida e ralada (4 batatas grandes do tipo Binge)
1/2 xícara (café) de brócolis, 1/2 xícara (café) de abobrinha
1/2 xícara (café) de champignon, 1/2 xícara (café) de berinjela
1/2 xícara (café) de cenoura, 1/2 xícara (café) de azeitona, 1/2 cebola

Preparo
Em uma panela adicione um fio de azeite doure a cebola, acrescente o caldo de legumes e a cenoura, deixando cozinhar por alguns minutos. Depois acrescente a berinjela, a abobrinha, o champignon e a azeitona e refogue.

Montagem:
Em fogo alto, coloque metade da quantidade das batatas raladas em uma frigideira anti-aderente. Logo em seguida coloque o recheio. Como uma panqueca, feche com a outra metade das batatas raladas. Despeje um fio de óleo de canola por toda beirada da frigideira. Deixe por aproximadamente 7 minutos. Após este tempo, com o auxílio de uma outra frigideira, vire o lado da batata e deixe também por 7 minutos. Sirva quente.

Fonte: Capital Gourmet

batata

Terceira receita: Lasanha com creme de tofu, brócolis e palmito (vegana)

Ingredientes
Para o molho de tomates:
10 tomates grandes, alho picado a gosto,manjericão fresco a gosto
sal, azeite

Para o creme de tofu:
500 g de tofu (se desejar uma camada mais grossa, coloque mais tofu)
8 dentes de alho, 1/2 copo de leite vegetal, azeitonas picadinhas a gosto, manjericão a gosto, sal, azeite

Para o recheio de brócolis e palmito:
1 vidro de palmito (550 g), 2 xícaras de brócolis cozido,1 xícara de Champions cortado em lâminas, 8 dentes de alho bem picadinhos
1/2 caldo de legumes, sal, azeite

Preparo
Molho:

Bata os tomates no liquidificador até ficar homogêneo, reserve. Refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente o molho de tomates batido, acerte o sal e deixe apurar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos. Caso o molho fique muito “liquido” deixe apurar mais alguns minutinhos. Acrescente as folhas de manjericão fresco e regue um pouco de azeite, reserve.

Creme de tofu:

Bata bem o tofu no liquidificador com um pouco de azeite e manjericão a gosto. Em uma panela refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente o creme de tofu batido e as azeitonas picadas. Coloque aos poucos o leite vegetal até atingir a textura desejada, nem muito mole e nem muito duro. Acerte o sal e reserve.

Recheio de brócolis e palmito:

Refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente o palmito picado, brócolis e o Champions. Acrescente o caldo de legumes e verifique se é necessário colocar mais sal, deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos e reserve.

Montagem:

Em um refratário grande, salpique um pouco de molho na base, coloque uma camada de massa e salpique novamente mais molho. Despeje o refogado de brócolis e palmito, cubra com a massa novamente e mais uma camada de molho. Acrescente o creme de tofu, cubra com a massa e despeje o restante do molho. Leve para assar em fogo médio, 255°C, até a massa ficar macia.

Nota –  Ferver o palmito por 15 minutos na sua água de conserva, prevenção de contaminação. Utilizei somente um pacote de massa de lasanha pré-cozida, no total foram duas camadas de recheio (uma de creme de tofu e a outra de brócolis com palmito). Caso você deseje fazer mais camadas é necessário aumentar a quantia de molho e recheio, além da massa.

lasanha de brocolis, palmito e creme de tofu

Fonte: Receita do blog Receitas do Boi, executada pelo restaurante Bardana Equilíbrio Natural

Gostou? Amanhã tem mais!!!

Anúncios