xixi

Ultimamente você está fazendo xixi o tempo todo. Está sentindo dor ao urinar. CUIDADO. Talvez você está com infecção de urinária.

A infecção urinária é a presença de bactérias no trato urinário, que vem acompanhada de alguns sintomas incômodos. Quando essa infecção acomete a bexiga é chamada de cistite e quando afeta os rins, pielonefrite. No geral, o problema é causado principalmente por germes vindos do intestino.

Por que o problema é mais comum entre as mulheres?

Aproximadamente 15% ou 20% dos casos de infecção urinária são em homens e 80% afetam as mulheres, segundo o urologista Adriano Cardoso Pinto. E isso acontece porque o principal reservatório de bactérias do organismo é o intestino.

“Como o ânus é muito próximo da vagina, essa região pode acabar colonizada com bactérias que acabam no sistema urinário. A distância entre o ânus e a vagina é muito menor que o ânus e o canal da uretra no pênis. E esse é o principal fator que diminui os riscos de infecção urinária nos homens”, explicou.

Sintomas:

  • Ardência para urinar
  • Aumento da frequência de ir ao banheiro urinar e urgência para urinar.

Estes sintomas são típicos da cistite, ou seja, a infecção urinária que acomete apenas a bexiga e não os rins.

Quando uma cistite se transforma em uma pielonefrite, ou seja, a infecção no rim, os sintomas são mais fortes e o quadro mais sério e potencialmente grave. Geralmente há febre, vômitos, dores nas costas.

Prevenção:

bebendo-agua-628x314

  1. Beber muita água – de forma que a urina saia de forma límpida;
  2. Urinar depois da relação sexual;
  3. Não segurar urina por muito tempo e caso este seja um problema recorrente, procurar um urologista para investigar outros fatores que possam estar relacionados a infecção urinária

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de saúde e nutrição.

Fonte:http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/infeccao-urinaria-tire-10-duvidas-sobre-o-problema,a988d1777b70a310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Anúncios