pipoca1

É  bem difícil de encontrar alguma pessoa que não goste de pipoca de microondas. Mas tome muito cuidado, pois consumir demais pode fazer muito mal a saúde.

Substância utilizada para dar o sabor de manteiga na pipoca de micro-ondas pode ser nociva ao organismo

A diacetila, composto utilizado na produção de pipoca de micro- ondas como saborizante químico, chamou atenção pelo fato de sua inalação ser a causa de um problema pulmonar em centenas de operários americanos de fábricas de pipoca, a bronquiolite obliterante.

Apelidada de “pulmão de pipoca”, a bronquiolite obliterante é uma doença grave e irreversível que constringe os bronquíolos do pulmão, causando dificuldades respiratórias.

A grande polêmica surgiu por conta da dúvida sobre até que ponto sentir o aroma artificial de manteiga exalado pelas pipocas de micro-ondas poderia ser um perigo também aos consumidores.

pipomicro

Troque a pipoca de micro-ondas industrializada por milho comum é simples e rápido de fazer:

Pipoca salgada
• ½ xícara(chá) de milho para pipoca
• ¼ xícara (chá) de água
• Sal a gosto

Pipoca doce
• ½ xícara (chá) de milho para pipoca
• ¼ xícara (chá) de água
• 60 g (ou 4 colheres de sopa rasa) de açúcar
• 5 g (ou colher 1 sopa) de cacau em pó

Modo de preparo

Pipoca salgada:
Num refratário próprio para micro-ondas coloque o milho para pipoca, água, sal a gosto e mexa com uma colher. Cubra o refratário com papel filme e coloque no microondas. Ligue o microondas na potência alta por 10 minutos.

Retire o refratário do microondas, descarte o papel filme e sirva a pipoca salgada imediatamente.

Pipoca doce:
Num refratário próprio para microondas coloque o milho para pipoca, água, açúcar e achocolatado. Mexa com uma colher, cubra o refratário com papel filme e coloque no microondas. Ligue o microondas na potência alta por 10 minutos.

Retire o refratário do microondas, descarte o papel filme e sirva a pipoca doce imediatamente.

IMPORTANTE: Siga a quantidade exata dos ingredientes! Assim que começar a estourar o milho, fique de olho, pois pode haver alteração de tempo de acordo com o modelo, marca e ano do seu microondas!

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de saúde e alimentação.

Anúncios