mulher-bebendo-isotonico-em-academia-size-620

Se você consome bebidas ‘desportivas” antes ou durante atividade física, tome muito cuidado pois os dentes ficam expostos a acidez excessiva durante 45 minutos. Saiba mais sobre este assunto.

Os indivíduos que consomem frequentemente bebidas desportivas antes ou durante o treino apresentam um maior risco de sofrerem de erosão dentária. Estas bebidas, consumidas para promover a hidratação, têm habitualmente um pH muito baixo e atacam o esmalte dentário.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Alert, o pH acídico das bebidas desportivas, também conhecidas como isotônicas, conduz deste modo o aumento da acidez na cavidade bucal. É à saliva que cabe a função de reequilibrar o pH da boca, levando este processo cerca de 45 minutos entre o último gole de uma destas bebidas e o restabelecimento dos níveis de acidez. Durante esse período, a acidez presente irá desgastar o esmalte, camada superficial cuja função é proteger os dentes, deixando- os mais vulneráveis a cáries e fraturas.

Assim é aconselhado que os desportistas cuja rotina de treino inclui estas bebidas as consumam de uma só vez, diminuindo assim o período de exposição dos dentes aos efeitos nocivos da acidez. É também recomendada a escovagem dos dentes logo após a ingestão deste tipo de bebidas.

O comunicado refere também que “existem ainda estratégias simples para diminuir o impacto das bebidas desportivas na dentição, como beber com canudo, passar água na boca após a bebida isotônica ou evitar este tipo de hidratação próximo da hora de ir deitar”.

A escovagem, um mínimo de três vezes ao dia, com dentífricos remineralizantes enriquecidos com fluoreto de sódio, cálcio e fosfatos, mas com um pH neutro, também irá ajudar a proteger os dentes, mantendo-os fortes e saudáveis.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Publicidade